Criança estava com garrafa de gasolina perto de uma fogueira (Fotos: Portal Infonet)
|
Vinte e três pessoas foram internadas na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) neste fim de semana. Sendo que 14 pessoas deram entrada na unidade hospitalar na noite de sexta para sábado e mais nove no sábado, dia de São João.
Ao todo, segundo o diretor técnico do Huse e cirurgião plástico da UTQ, Ricardo Araújo, de 1º de junho até o dia 25 foram atendidas 50 pessoas vítimas de queimaduras. O que representa uma redução no número de acidentes com fogos de artifícios e bombas com relação ao mesmo período do ano passado, quando foram atendidas 86 pessoas.
"Neste sábado um paciente adulto teve perda completa da mão por causa de uma bomba que estourou na mão dele", informou Ricardo Araújo, ao acrescentar que o que mais causa os acidentes com fogos neste período do ano é a imprudência e falta de atenção dos pais com as crianças.
Das 14 pessoas que deram entrada no Huse com queimaduras na noite e madrugada de véspera de São João, dez eram adultas e quatro crianças. Sendo que das crianças, duas delas ainda estão internadas na UTQ.
É o caso do garotinho de iniciais R. S., de quatro anos de idade, que sofreu queimadura na coxa porque estava segurando uma garrafa com gasolina, próximo a uma fogueira. "O fogo que veio até mim", disse a criança.
Ricardo Araújo orienta as pessoas que em caso de acidentes com fogo é preciso a retirada imediata das vestimentas, pois elas podem estar ainda aquecidas, ir para um local onde possa colocar água corrente, tomar um analgésico comum para aliviar a dor, não passar nada nos ferimentos e após isso ir direto para uma unidade hospitalar.
Por Moema Lopes
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B