Médica alerta para a atualização do cartão de vacina

A vacina cria uma defesa para combater vírus ou bactéria

“Tanto crianças quanto adultos devem tomar a vacina na época certa”. Essa afirmação é da médica do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Angêla Fontes. A médica alerta para a responsabilidade que os pais devem ter com a criança quanto ao calendário de vacinação e as doses que ela deverá tomar nos próximos anos da vida. Adultos, adolescentes e idosos também devem estar atentos as vacinas que precisam de reforços com o passar dos anos, como a da gripe que deve ser tomada anualmente.

As campanhas de divulgação e o cumprimento do calendário de vacinação são responsáveis pela erradicação de algumas doenças no Brasil. A vacina cria uma defesa para combater vírus ou bactérias ativos das doenças no corpo. É nesse momento que a vacina age, estimulando uma reação do sistema imunológico e produzindo anticorpos.

“As doenças não estão aparecendo porque as pessoas estão se vacinando e obedecendo ao calendário. Se elas se descuidarem as doenças retornam. A vacina é o procedimento mais seguro e a base para imunizar. Há três anos, houve um surto de sarampo no Ceará, quem estava descuidado contraiu o sarampo e veio o surto. Por isso é importante manter o calendário atualizado pela segurança e para evitar doenças”, explicou a médica do CRIE.

As vacinas que formam o calendário básico de saúde infantil protegem as crianças de mais de 15 doenças, como Tuberculose, Hepatite B, Difteria, Tétano, Coqueluche, Doenças graves pelo hemófilo influenza tipo B, Pólio, Sarampo, Caxumba e Rubéola. Até os 6 anos devem ser levadas a um Posto de Saúde para completar o cartão de vacina com outras doses como Poliomielite, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Rotavirus, BCG, Hepatite B, entre outras.

O cartão de vacinação é um documento indispensável durante o desenvolvimento de uma criança. Aos 15 anos, tempo que termina o calendário oficial de vacinação, muitas pessoas se esquecem que devem continuar a ser imunizadas contra uma série de doenças. Por isso, os adultos também devem manter em dia suas vacinas.

Elas podem ser aplicadas por meio de injeção ou por via oral (pela boca). Uma dica importante para quem perdeu o cartão de vacinação é procurar nos locais onde as doses foram aplicadas, para que seja elaborado um novo cartão, caso contrário, procurar um médico para avaliar as necessidades de vacinação.

CRIE do Huse

Funcionando há quase 17 anos no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o CRIE, disponibiliza para pessoas com patologias ou síndromes, 21 tipos de vacinas gratuitamente. São imunobiológicos específicos para uma parcela da população que, por motivos biológicos, está impedida de usufruir das vacinas e soros encontrados na rotina, ou necessitam de outros imunobiológicos especiais.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais