|
||||||
A palestra foi realizada nesta sexta (Fotos: Portal Infonet)
|
Mais de cem mulheres participaram na tarde desta sexta-feira, 6, da palestra “Encarando a Quimioterapia sem descer do salto”. Realizada no Hotel Quality, em Aracaju, a palestra teve o objetivo de emponderar e colaborar com a autoestima das mulheres portadoras do câncer de mama.
A ministrante da palestra, escritora e ex-modelo, Flávia Flores, explica que a ideia de realizar uma ação que motivasse as mulheres a enfrentar a difícil realidade da doença, nasceu na época em que ela recebeu o diagnóstico do câncer de mama, há cinco anos. “Quando recebi o diagnóstico, fiquei muito preocupada com a aparência porque nós somos muito cobradas nesse aspecto pelo mundo da moda. Então resolvi pesquisar sobre quimioterapia e beleza e não encontrava nenhum resultado satisfatório. Foi a partir disto que resolvi criar uma página que falasse do assunto”, declara.
A partir daí, com o objetivo de mostrar para os amigos e a sociedade em geral que possuir câncer não é necessariamente sinônimo de sofrimento e desânimo, Flávia foi publicando na página de uma rede social, dicas sobre beleza para as mulheres que também encaravam a doença.
Hoje, a catarinense possui o Instituto Quimioterapia e Beleza e leva as suas palestras para todo o país, além de ter escrito um livro sobre o tema. Para ela, inspirar mulheres que convivem com o câncer é uma experiência única. “Ver que estou inspirando mulheres que estão realizando o tratamento é muito gratificante”, conta.
Outubro Rosa
A Oncologista Clínica Dra. Ana Maria Fantini explica que a questão da autoestima da mulher é um ponto importantíssimo durante o tratamento do câncer. “Cuidar desta parte melhora o bem-estar dela e melhora a resposta ao tratamento”, afirma.
Segundo ela, conscientizar as mulheres sobre questões relacionadas ao câncer é fundamental e a campanha do Outubro Rosa tem papel primordial nisto. “O mês de outubro além de ser de conscientização sobre o câncer de mama, também é a época que olhamos com mais carinho para as mulheres que estão fazendo tratamento oncológico. Tem tudo a ver, poder somar a questão do Outubro Rosa com algo relacionado a autoestima e o empoderamento da mulher durante o tratamento”, pensa.
Há três anos realizando tratamento, Sônia da Silva Santos, é integrante do Grupo Mulheres de Peito. Segundo ela, a campanha ajuda muitas pessoas que não tem conhecimento sobre o tema. "Existe muita gente leiga no assunto e a pauta do Outubro Rosa faz com que muitas mulheres e homens possam entender sobre o assunto", acredita.
Por Yago de Andrade e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B