|
Foram quatro etapas de vacinação (Fotos: Portal Infonet) |
A quarta e última etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica 2017 em Aracaju foi encerrada neste sábado, 7. A ação ocorreu das 8h às 17h em postos fixos espalhados pela bairros Suíssa, Pereira Lobo, Cirurgia, Santo Antônio, Industrial, Soledade, Japãozinho, Santos Dumont, Bugio, entre outros.
A agente comunitária de endemias, Gilmara da Conceição, uma das responsáveis pela vacinação no Posto Amélia Leite, no bairro Suissa, explica que a vacinação para cães e gatos é simples e rápida, mas tem algumas restrições. “Os animais têm que ter no mínimo 4 meses e nós alertamos que a vacina não é recomendada para as fêmeas paridas ou que estejam amamentando. A imunização também não é aconselhável para os animais doentes, com vermes ou que estejam fazendo uso de medicamentos”, detalha.
Gilmara destaca que a vacinação está disponível o ano inteiro no Centro de Zoonozes. “As pessoas podem em qualquer época do ano procurar o Zoonozes para vacinar seus animais. Nos casos em que a pessoa tem mais de três animais, a equipe do Zoonozes pode fazer a vacinação a domicílio.
|
||
Neste posto, foram cerca de 200 animais vacinados somente neste sábado, 7
|
A raiva pode ser transmitida do animal para o homem através da mordida ou pelo contato de ferimento com a saliva do cão ou gato infectado. Na hora da vacinação, é preciso levar o cartão de vacina do animais. Na ausência dele, as equipes de vacinação disponibilizam um novo cartão contendo dados do animal, data da imunização, além de informações do lote, fabricação e validade da vacina. Os donos dos animais também são orientados para usem coleiras nos animais, forcinheiras em animais bravos e caixas específicas para transportar gatos.
Nas três primeiras etapas foram imunizados 21.737 animais, sendo 15.475 cães e 6.262 gatos. Nesta quarta etapa, somente no posto Amélia Leite, foram cerca de 200 imunizações. O balanço total da campanha, incluindo o número de vacinações da etapa de hoje, deve ser divulgado nos próximos dias pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Por Verlane Estácio