SES irá debater novo método contra o HIV

Segundo Almir Santana os agentes precisam estar preparados e bem informados (Foto: Arquivo Infonet)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Programa IST/Aids, estará promovendo na próxima quinta-feira, 19, para os agentes comunitários de saúde de 19 municípios sergipanos um encontro para debater o novo método existente contra o HIV, chamado de Prevenção Combinada, que utiliza, além do preservativo, medicamentos antirretrovirais, que diminuem a carga viral, e, consequentemente, reduzem a probabilidade do portador de HIV transmitir a doença para outra pessoa durante a relação sexual. O encontro será realizado na Fundação Estadual de Saúde (Funesa), das 8h às 13h.

Segundo Almir Santana, gerente do Programa IST/Aids da SES, pelo fato de os agentes de saúde estarem constantemente em contado com a comunidade, eles precisam estar preparados e bem informados sobre o novo método para incentivar os portadores de HIV a aderirem à Prevenção Combinada. Em Sergipe, de 1987 até este ano, foram registrados 6.020 casos de HIV.

“Este método é o novo enfrentamento do mundo ao HIV e vamos apresentá-lo aos agentes comunitários de saúde porque eles também são multiplicadores da informação e precisam conhecer o que há de novo na luta contra o HIV. Como os agentes têm contato direto com a comunidade, eles devem incentivar os portadores do vírus a irem ao médico regularmente, fazerem os exames e aderirem à Prevenção Combinada, reduzindo assim a probabilidade de outras pessoas serem infectadas durante as relações sexuais”, explica. Os medicamentos antirretrovirais ficam disponíveis no Centro de Referência para Atendimento às Pessoas com DST, HIV, Aids, localizado no Cemar do bairro Siqueira Campos e são disponibilizados pelo Ministério da Saúde (MS).

Ainda de acordo com Almir, os 19 municípios que participarão do encontro recebem recursos do MS para ações contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e foram definidos como prioritários pelo Ministério, devido aos altos números de casos de HIV registrados nestas cidades. São elas: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Estância, Propriá, São Cristóvão, Nossa Senhora das Dores, Barra dos Coqueiros, Lagarto, Campo do Brito, Ilha das Flores, Capela, Carmópolis, Laranjeiras, Nossa Senhora da Glória, Areia Branca, Boquim, Itaporanga d´Ajuda e Canindé do São Francisco.

“Participarão quatro agentes comunitários de saúde de cada município e eles se somarão nessa luta contra o HIV, que é difícil por vários fatores. Mas a sociedade precisa se conscientizar muito mais da importância do uso do preservativo nas relações sexuais e é preciso haver, de fato, uma mudança de comportamento”, alerta.

Mais ações

Durante o encontro serão debatidas também ações de prevenção contra outras IST, a exemplo do HPV e das hepatites virais, principalmente a B. “Temos que criar novas estratégias para a prevenção às ISTs e também ampliá-las porque tem crescido o número de pessoas com essas doenças. E iremos abordar o HPV e as hepatites virais, principalmente a B, porque há vacina contra essas doenças. Então se há como preveni-las, a população deve procurar as unidades de saúde”, conclui o gerente do Programa IST/Aids.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais