Novembro Azul deve focar na saúde integral do homem

Diretor de Atenção à Saúde da SES, João Lima Júnior

A temática Novembro Azul abriu a reunião do Colegiado Interfederativo Estadual (CIE) na manhã desta quarta-feira, 25, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A seis dias do início do mês de novembro, o diretor de Atenção à Saúde da SES, João Lima Júnior, colocou na pauta a necessidade de dar à campanha um foco mais amplo, pelo qual os municípios trabalhem a saúde integral do homem e, assim, refutem a ideia de apenas rastrearem os casos de câncer de próstata.

“As estatísticas apontam que o câncer é a terceira causa de morte entre homens de 20 e 59 anos de idade e, dentre os cânceres, o de próstata é o novo em mortes. A primeira são as motivações externas, como acidentes e suicídio, mas a segunda causa de mortalidade masculina, nesta faixa etária, são as doenças cardiovasculares”, informou o diretor, justificando a necessidade de os municípios trabalharem o Novembro Azul com abordagem na saúde integral do homem.

“Esta é a nossa recomendação, que sugere ainda como subtemas a importância do acesso às Unidades Básicas de Saúde (UBS); o pré-natal do homem, estimulando que ele realize exames rotineiros e preventivos; a importância do papel do homem na prevenção à sífilis; e, prevenção das doenças cardiovasculares”, relacionou João Lima, acrescentando que isso não quer dizer que não se estimule a prevenção ao câncer de Próstata. “Apenas não devemos resumir a campanha a essa questão”, reforçou João Lima, salientando que esta é a orientação do Ministério da Saúde.
Teste do pezinho

A assessora Técnica do CIE, médica Margarete Hora Batista Menezes, informou que na pauta de discussão também esteve a proposta da Secretaria de Estado da Saúde de firmar convênio com os Correios para o envio de amostras de sangue para o Teste do Pezinho. A proposta tem como objetivo dar agilidade e segurança no transporte do material e ficará sob a responsabilidade da SES. O teste é realizado no Hospital Universitário (HU) e atualmente o transporte é feito diretamente da unidade de saúde para a unidade hospitalar.

Segundo a assessora, integraram também a pauta do CIE a proposta de implantação de duas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) no município de Lagarto; e a possibilidade de convênio entre a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a execução do projeto “Um velho mosquito, um novo rumo – mobilização para enfrentamento do Aedes aegypti e seus agravos”.

Os membros do CIE também avaliaram o cronograma de realização de capacitação em Fitoterapia no SUS e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicas para a região de Nossa Senhora da Glória, bem como homologaram as deliberações dos CIR’s, que são os Colegiados Interfederativos Regionais.

CIE

O CIE é uma instância colegiado, de foro privilegiado de negociação e decisão por consenso de assuntos relacionados à gestão da saúde pública no Estado. É composto pelo secretário de Estado da saúde, do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e um secretário municipal de saúde representante de cada Região de Saúde, indicado pelo Cosems.

Fonte e foto: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais