HU passa a contar com programa de gestão de antibióticos

O programa contará com a chefe de Gestão de Riscos, Iza Lobo

Em um evento prestigiado por profissionais de saúde, estudantes e residentes, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) lançou nesta quarta-feira, 8, o Programa de Gestão de Antibióticos da instituição.

O lançamento é mais uma ação do Programa de Stewardship de Uso Racional e Seguro de Antimicrobianos do HU-UFS que, de acordo com a médica infectologista Iza Lobo, vai monitorar a qualidade e segurança assistencial prestada pelo hospital aos seus pacientes, além de realizar uma seleção otimizada para dose e duração do tratamento.

Para a superintendente do HU-UFS, Angela Silva, que, além de gestora, é médica infectologista, a iniciativa é a realização de um sonho. “Eu, como professora, implantei o controle de antimicrobianos no HU há 24 anos, e hoje o que estou vendo aqui é uma equipe engajada em proporcionar o uso racional e seguro de antimicrobianos. Para mim, é uma satisfação imensa. Que esses profissionais sejam de muita ação, atitude e resolutividade”, declarou Angela.

Supertime

Durante o lançamento do programa, foi nomeado oficialmente o chamado Supertime, composto por profissionais executores e assessores. Sob coordenação da chefe da Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais do HU-UFS, Iza Lobo, a equipe vai atuar com diversos objetivos.

“Combater a resistência bacteriana, reduzir complicações e reações adversas aos antimicrobianos, diminuir custos e promover mais segurança e melhor assistência ao paciente com doenças infecciosas são algumas das funções do Supertime. Estou bastante feliz com a concretização dessa equipe multidisciplinar”, resumiu Iza Lobo.

Palestras

O lançamento do programa abrangeu uma tarde de palestras, iniciando com a própria Iza Lobo, que abordou o tema Uso Racional de Antimicrobianos – última esperança no combate à resistência?. Em seguida, a enfermeira Simonize Cunha, do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) do HU-UFS, falou sobre o Programa de Stewardship da instituição.

O tema Racionalização do Uso de Antimicrobianos na UTI ficou sob responsabilidade do médico intensivista André Veiga, enquanto Vigilância de Culturas e sua contribuição para o Stewardship foi explanado pela enfermeira Aryella Chaves. Já as farmacêuticas Milena Motta e Geovanna Cardoso falaram sobre Medidas de Uso e Consumo de Antimicrobianos e Contribuições da Farmácia Hospitalar no Stewardship, respectivamente.

Fonte e foto: Hospital Universitário de Sergipe – EBSERH

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais