SES acusa Cirurgia de descumprir acordo feito na justiça

Centro Cirúrgico deveria ter sido reaberto 48h após o acordo (Foto: divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai informar à Justiça Federal o descumprimento, por parte do Hospital de Cirurgia, do acordo firmado em audiência no último dia 5 de dezembro, para abertura do Centro Cirúrgico da unidade em um prazo de 48 horas.

A assessoria de comunicação da SES alega que o Estado cumpriu sua parte no acordo, repassando recurso no valor de R$ 500 mil para que o Cirurgia retomasse os procedimentos cirúrgicos. O problema é que até o momento, conforme informações da SES, as cirurgias eletivas não foram retomadas e nenhum dos pacientes transferidos do Huse para o Cirurgia, foram operados.  “O secretário Almeida Lima vai registrar em termo esse descumprimento por parte do hospital. Caso contrário, amanhã ele será responsabilizado porque transferiu os pacientes e nada aconteceu”.

A Direção do Hospital de Cirurgia informou que a partir desta terça-feira,, 19 de dezembro, a prestação de serviços voltará à normalidade, a fim de regularizar o fluxo de cirurgias dos pacientes internados na instituição de saúde.

Audiência

Em audiência na Justiça Federal de Sergipe, ficou acordado que o Estado assumiria – no lugar da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – a gestão do Hospital de Cirurgia para prestação de atendimento a pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em contrapartida, o Hospital de Cirurgia teve prazo de 48 horas para reabrir o centro cirúrgico e regularizar o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), respeitando as prioridades médicas nos atendimentos prestados.

Na audiência, o secretário Almeida Lima repassou R$ 500 mil para que a PMA encaminhasse, ainda na condição de gestora do contrato, para o Hospital de Cirurgia. Recursos que na visão da SES garantiriam a continuidade dos serviços prestados pelo hospital aos pacientes do SUS neste final de ano. Dias depois, a SES transferiu 55 pacientes que estavam no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) para o Hospital de Cirurgia.

Entenda o caso

Os problemas no Hospital de Cirurgia se arrastam há alguns meses, desde que prestadores de serviço suspenderam as atividades por falta de pagamento.  O Hospital de Cirurgia culpou a PMA, dizendo que a Secretaria Municipal de Saúde não efetuou o pagamento de serviços realizados.  Já a SMS disse que fez pagamentos antecipados.

Por Verlane Estácio

A matéria foi alterada às 19h13 para acréscimo de informação enviada pelo Cirurgia. 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais