Fotógrafo cego expõe na Sociedade Semear

O fotógrafo cego Evgen Bavcar (lê-se Eugene Bauchar), esloveno radicado na França, expõe suas obras na galaeria Jenner Augusto, na sede da Sociedade Semear, de 25 de novembro a 7 de dezembro. A mostra é parte da série de exposições de artistas convidados que envolvem o I Seminário de Gestão Cultural e Inclusão e o II Festival e Congresso Nordestino de Arte Sem Barreiras. Doutor em Estética pela Sorbonne, filósofo, cineasta e fotógrafo, Evgen Bavcar apresenta nessa exposição cerca de 20 fotos reunindo diversas fases de sua produção. Cego desde os 12 anos, o esloveno Bavcar mudou-se para a França na juventude, onde estudou e se tornou professor de Estética da Sorbonne. Além de teórico da Filosofia da Arte, Bavcar é referenciado no circuito internacional da arte como um dos mais importantes artistas contemporâneos. Foi um dos protagonistas do documentário Janela da alma, de João Jardim e Walter Carvalho, exibido com muito sucesso em todo o Brasil. A abertura da exposição ocorre no dia 25 de novembro às 18 horas e a Galeria Jenner Augusto fica aberta do meio dia às 19 horas. Visitas monitoradas de estudantes, pesquisadores e instituições de ensino poerão ser agendadas no horário de funcionamento da galeria e também em horários alternativos. A sede da Sociedade Semear fica na rua Vila Cristina, 148, Bairro São José. Evgen Bavcar por ele mesmo “No meu trabalho de fotógrafo, compondo a luz num espaço obscuro concebido como volume, sou consciente da separação do mundo do verbo daquele da imagem que eu quero reconciliar, ficando fiel ao iconófilo exterior que eu era, e ao iconófilo interior em que me transformei. Posso dizer que nunca peguei nada em fotografia. Pegar em foto é uma constatação válida para os outros, que me vêem como fotógrafo. Na realidade, eu tentei sobretudo fazer valer uma imagem mental convertendo-se em película. Isto que eu fotografo, os outros não podem fazê-lo, e reciprocamente. Situando-me no ponto zero da fotografia, eu devo refletir novamente sobre uma significação apropriada da câmara obscura, da qual eu tenho a experiência material em absoluto. Se as minhas imagens existem para mim através da descrição dos outros, isto não me impede em nada a possibilidade de vivê-las pela atividade mental. Elas existem mais para mim quanto mais elas possam se comunicar também com os outros. (…) As pessoas que olham diretamente as minhas fotos me dão a possibilidade de assegurar a realidade materializada dos meus atos mentais. Por essa razão, eu me considero um artista conceitual sempre obrigado a pré-imaginar a imagem sobre a película. O aparelho fotográfico não pode pensar por mim.” (Extraído do ensaio A luz e o cego, de Evgen Bavcar.) Trecho do ensaio Fotografando contra o vento, de Nelson Brissac “O que as fotos de Bavcar nos colocam é a possibilidade de reflexão. A força delas é tamanha, o impacto delas é tamanho que, em primeiro lugar, não pode passar despercebida a experiência de estar defronte daquelas imagens, que é a experiência de Bavcar no mundo que gerou aquelas imagens. Isto a gente tem que ter em mente antes de falar dessas imagens. Mesmo porque são imagens que se prestam, por um lado, a um exercício conceitual muito forte. Qualquer tipo de aproximação com o trabalho de Bavcar tem que ter em vista esses dois pesos. A extrema atualidade do trabalho de Bavcar nos induz a uma reflexão muito forte sobre a pintura, as artes plásticas e a fotografia… Mas, ao mesmo tempo, nada substitui o confronto direto com aquelas imagens. É a visão do cego que está sendo discutida aqui e não a cegueira do cego, embora essas duas coisas estejam extraordinariamente interligadas. Daí a extrema atualidade da questão da cegueira.” Por Saulo Coelho

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