Contagem regressiva para o Curta-SE 5

Os jornalistas Pedro Carregosa e Paula Azevedo como Rhett Butler e Scarlett O”Hara
Foi iniciada a contagem regressiva para o início da quinta edição do Festival Luso-Brasileiro de Curtas-Metragens de Sergipe, o Curta-SE 5. Às 19 horas do dia 31, no auditório da Sociedade Semear, imprensa, apreciadores da sétima arte, apoiador, patrocinadores, artistas e toda a organização do evento reuniram-se para o lançamento oficial da programação do Festival.

A apresentação das atividades do Curta-SE 5 começou de forma bem humorada e descontraída. Os jornalistas Pedro Carregosa e Paula Azevedo subiram ao palco revelando suas veias artísticas. Eles encarnaram os personagens Rhett Butler, vivido por Clark Gable, e Scarlett O”Hara, interpretada por Vivien Leigh, no clássico do cinema “E o Vento Levou”. Numa versão não tão romântica do

A professora e coreógrafa Lú Spinelli e o jornalista e crítico de Cinema Ivan Valença
relacionamento dos protagonistas deste sucesso que marcou época, os apresentadores comentaram um pouco do evento e convidaram autoridades presentes para falar sobre o Festival.

O primeiro a ter a palavra foi o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda. Ele declarou guardar um carinho muito especial pelo Curta-SE, em função do tempo de realização deste coincidir com o período de sua administração frente à Prefeitura da capital sergipana. “Graças à persistência e capacidade de convencimento de Rosângela Rocha, diretora executiva da Casa Curta-SE e organizadora do Festival, é que desde a primeira edição, a Prefeitura de Aracaju tem apoiado o evento. Fico feliz de ver que ele chega nesta quinta edição com

Marcelo Déda se diz feliz com o sucesso do Festival
uma importância e um destaque nacionais. O cinema é uma das formas de expressão do homem e da arte moderna. O Estado de Sergipe tem tradição na produção cinematográfica e é importante a realização deste evento, pois ajuda a resgatar essa tradição. Os curtas desse festival além de fazer cinema vão fazer história”, afirmou o prefeito.

Quem falou também foi o secretário de Cultura de São Cristóvão, Antônio Leite. Ele aproveitou a oportunidade para parabenizar a organização do Festival e dizer que é uma honra para a cidade de São Cristóvão participar da quinta edição do Curta-SE. “Nós temos uma honra muito grande em participar deste evento mesmo que de forma pequenininha, acanhada. Todos sabem das dificuldades

atuais do Município. Contudo, eu espero que no próximo ano São Cristóvão entre no Festival de uma maneira mais expressiva”, declarou o secretario.

Antônio Leite espera uma maior participação de São Cristóvão no evento em 2006
Ainda num clima de grande descontração, os apresentadores, que até o final do lançamento trataram-se pelos nomes dos personagens de “E o Vento Levou”, simulando alfinetadas e pequenas brigas que divertiam o público, deram continuidade à apresentação da programação. Para tanto, eles convidaram ao palco a coordenadora da Casa Curta-SE, Rosângela Rocha. Ela falou um pouco sobre as atividades do Curta-SE 5 destacando os wrkshops, oficinas e apresentação dos longas: quatro brasileiros e um português. Ela destacou ainda que esta edição do evento bateu recorde no números de trabalhos inscritos e que o Festival caminha para que no ano que vem possa ser ampliado, tornando-se o primeiro festival de filmes de língua portuguesa, agregando trabalhos de outros países além de Portugal e Brasil.

 
Segundo Rosâgela, foram inscritos, para participar desta edição do festival, mais de 200 trabalhos em vídeo e nos formatos 16 e 35 mm. Mas não foi só o número de inscrições que aumentou
Rosângela: “Esperamos a credibilidade do público”
não. Este ano a participação portuguesa também cresceu. Foram 12 trabalhos inscritos, o dobro do ano passado. Além disso a participação de vídeos sergipanos também aumentou. Nesta quinta edição são 10 filmes concorrendo a uma vaga na mostra competitiva do Curta-SE 5.

A previsão da organização é de que a listas dos curtas classificados nas categorias 16 e 35 mm seja divulgada no próximo dia 4, segunda-feira. Já os de vídeo só devem sair no dia 9 de abril devido à grande quantidade de trabalhos inscritos na categoria. Ao todo foram inscritos 136 vídeos, além de 39 curtas na categoria 35 mm e 17 na de 16 mm. Quanto aos longas-metragens, serão

exibidos durante esta quinta edição do Festival os brasileiros Peões” (RJ), “Entreatos” (SP), “Quase Dois Irmãos” (RJ) e “Nina” (SP), e o português “A Costa dos Murmúrios”, dirigido por Margarida Cardoso.

A arte do Curta-SE 5 foi feita pelo artista plástico Fábio Sampaio 
Rosângela afirmou ainda que está tudo pronto para a realização do Curta-SE 5. “As preparações estão todas encaminhadas. Na verdade é só terminar a seleção dos filmes e arrematar alguns detalhes”, disse. Com relação à questão da dificuldade de patrocínio que o festival vinha enfrentando, Rosângela explicou que o problema foi resolvido em parte. “Nos estamos com o patrocínio da Petrobras e agora a Prefeitura de Aracaju e o Banco do Nordeste também entraram. Mas a gente teve que enxugar um pouco o evento, ainda que ele ficou um pouco extenso, no entanto, nós conseguimos as parcerias necessárias. Podem vir sim outros patrocinadores, outros apoiadores eles serão sempre bem vindos, mas como esta hoje vai dar pra realizar o evento”, esclarece Rosângela dizendo que a expectativas é de que o público tenha interesse em participar, não só das exibições, mas também das demais atividades como as oficinas e os workshops.

O Curta-SE 5 acontece de 27 de abril a 1º de maio. Para conferir a programação completa acesse o site do Festival. Mais informações pelo telefone (0xx79) 3246-6265.

Veja as fotos da cerimônia na seção E-VENTOS.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais