Aracaju comemorará o Dia Internacional da Animação, sábado, 28, com uma mostra de curtas na Espaço Cultural Semear Petrobrás. A partir das 19h30 será apresentado um programa de animações brasileiras com uma hora de duração e um programa internacional composto de animações canadenses, francesas e portuguesas. A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser retirados com antecedência no local.
A ação acontece em 19 cidades brasileiras e em mais 35 países com uma grande festa. No Brasil O “Dia Internacional da Animação” é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) que é filiada à Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA). Em Aracaju a Cine Vídeo e Educação – Ações Culturais será a coordenadora do evento, que segue o hroário padrão de todas as cidades brasileliras.
O dia 28 de novembro foi eleito em 2002 o Dia Internacional da Animação pela ASIFA. Foi nesta data que, em 1892 (3 anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere), que Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.
Mais informações podem ser obtidas através do fone (0xx79) 8123-7955 e no site.
Confira os filmes nacionais que serão exibidos:
A Árvore-Casca
Dir. Lisandro Santos
Técnica de Animação: 2D
15’ – Digital – 2006
Porto Alegre/ RS
Sinopse: A ÁRVORE-CASCA conta a história do surgimento dos índios Sassacossara, uma tribo fictícia que tocava flautas para espantar os espíritos ruins.
Minhocas
Dir. Paolo Conti e Arthur Nunes
Técnica de Animação: Stop-motion
14’20” – HDTV – 2005
São Paulo/ SP
Sinopse: Junior é uma minhoquinha curiosa que quer saber a todo o custo porque as minhocas não podem cavar para a superfície sendo aquele um assunto tabu, pois toda a minhoca adulta sabe os perigos existentes para as minhocas na superfície, seus pais e avô tentam em vão mudar de assunto. A noite sem poder dormir de preocupação pois teme que seu filho resolva ir sozinho a superfície, o pai de Junior decide levar o filho naquela viagem misteriosa, cheia de emoções e perigos.
Fräulein Gertie
Dir. Tomás Creus e Lavinia Chianello
Técnica de Animação: Stop-motion
5’30” – DV – 2005
Porto Alegre/ RS
Sinopse: Um dia como outro qualquer na vida da Senhorita Gertie.
União Soviética
Dir. Eduardo Perdido
Técnica de Animação: 2D
3’20’’ – Digital – 2005
São Carlos/ SP
Sinopse: Videoclipe da banda Réu e Condenado. Uma aventura no serviço secreto britânico.
Yansan
Dir. Carlos Eduardo Nogueira
Técnica de Animação: 2D/3D
19’ – 35mm – 2006
São Paulo/ SP
Sinopse: Yansan e Xangô vieram juntos ao mundo.Um pertence ao outro.Eles morrerão no mesmo dia.
Como Surgiu a Noite
Dir. Andrés Lieben
Técnica de Animação: 2D
4’ – Digital – 2005
Rio de Janeiro/RJ
Sinopse: A mitologia brasileira está cheia das mais belas histórias indígenas sobre a origem do mundo, das pessoas, do dia… e, é claro da noite. Esse desenho, mostra de uma maneira linda a versão do povo indígena Kaxinawá sobre a origem da noite. A história começa quando a filha da cobra grande se apaixona pelo filho do chefe da aldeia e fica muito triste, quando percebe que os índios não têm tempo para descansar, pois, só existe o dia. O que será que a filha da cobra grande fará para tentar ajudar o seu amor?
Primeiro Movimento
Dir. Érica Vale
Técnica de Animação: Objetos e 2D
6’ – Digital – 2006
São Carlos/ SP
Sinopse: Um delicado encontro amoroso encenado com um balé circense trilhado pela versão para rabeca e flauta do Concerto Duplo de Johann Sebastian Bach, por Toninho Ferragutti e António Nóbrega.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B