A partir desta terça-feira, 16, a Fundação Aperipê será presidida por Indira Amaral. Ela toma posse às 11h na sede da fundação. A indicação foi feita na última sexta-feira pelo governador Marcelo Déda.
Atualmente Indira ocupa o cargo de diretora do Núcleo de Produção Digital, e afirma que não deixarão o núcleo imediatamente após assumir a fundação. “Por enquanto eu ainda ficarei por lá, pois ainda não está completamente estruturado e eu não queria deixa-lo. Acredito que iremos passar por um processo de transição antes de me afastar totalmente”, explica.
Quando questionada sobre o que pretende realizar na presidência da Aperipê, Indira revelou que o governador Déda já estabeleceu algumas diretrizes que devem ser colocadas em prática, como a reestruturação da programação, adequando-a a realidade cultural de Sergipe, priorizando o caráter educativo; a otimização da política de comunicação do governo; e a modernização da TV, vislumbrando a chegada da TV digital.
Com mais de duas décadas de funcionamento, a fundação Aperipê possui hoje deficiência em equipamento e pessoal, um fato que ainda não assusta a nova presidente. “Eu ainda vou me interar da atual situação para definir o que fazer. Independente das condições que a gente encontre lá, a idéia é adequar a TV para ela se tornar a TV dos sergipanos”.
Currículo
A nova presidente da Fundação é formada em Radialismo e TV pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e estudou Edição de Vídeo na Escola de Comunicação e Artes do Senac em São Paulo. É editora da Revista ImagineSE, que aborda temas relacionados ao audiovisual e à cultura sergipana, além de coordenadora geral do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD).