![]() |
Cruz trabalha numa de suas obras monumentais |
Há quase vinte anos, Cruz desenvolve peças tridimensionais em aço. Após várias exposições, ele lança, agora, o seu endereço na internet e o jornal com textos traduzidos em inglês, francês e espanhol. O objetivo do artista com essas duas iniciativas é ampliar o seu espaço geocultural, prenunciando uma nova fase que será consolidada ao longo de 2007.
No seu site o internauta poderá conhecer um pouco do trabalho deste incansável artista através de textos e imagens de suas obras e de seu processo criativo. O jornal ‘Múltiplos e Monumentais’ também é um oportunidade para difundir seu vida e obra. A publicação será distribuída gratuitamente.
Sobre o artista
Capa de ‘Múltiplos e Monumentais’
Antônio da Cruz é natural de Maruim, Sergipe, e tem uma atividade bastante movimentada no mundo artístico sergipano. Muitas são as participações em exposições coletivas. A primeira aparição como artista aconteceu, em 1974, na Galeria de Arte Álvaro Santos, (GAAS), como pintor, onde reside e trabalha como artista. A primeira exposição individual foi em 1983, num clube, onde as obras foram adquiridas por antecipação pelos amigos. Eram pinturas de paisagens e de pessoas em situação social de risco.
Na década de setenta, integrou grupos de jovens artistas. Atualmente, continua participando de atividades associativas de artistas, como ASAP e Tribus Visuais; faz palestras em escolas, institutos e universidades sobre temas como a história da arte e da técnica que utiliza atualmente para fazer suas esculturas em aço. Colaborador de jornais e revistas, Cruz tem produzido textos reflexivos sobre a realidade social do seu país e a condição da comunidade artística sergipana, para isto, também organiza seminários e palestras temáticas; integra-se a organizações que lidam com a cultura como a Casa Operária, a Sociedade Semear, e a Rede Sergipe de Cultura.
Foi diretor da Galeria de Arte Álvaro Santos, e atuou como Coordenador de Difusão e Intercâmbio Cultural da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Aracaju. Cruz tem participado em vários congressos e seminários ligados às artes pelo Brasil, alguns com abrangência internacional, como o Congresso de Artistas Plásticos Pesquisadores, e o Encontro de Artistas Plásticos Pesquisadores, ambos em São Paulo. Além de escultor, Cruz é ilustrador, cartunista e desenvolve outras atividades similares; atua como produtor de eventos artísticos/culturais e também como cenógrafo.