Hoje, 30, às 19H, acontece a abertura da exposição de desenhos, esboços, objetos e fotografias “Imagens com Riscos, Ventos e Movimentos”, do artista plástico Ilo Krugli e do fotógrafo Fábio Viana. A mostra segue até o dia 31 de maio no Instituto Luciano Barreto Júnior, localizado na Av. Barão de Maruim, 448. O evento faz parte da programação oficial da sétima edição do Festival Luso-Brasileiro de Curtas Metragens de Sergipe, o Curta-SE 7.
Na exposição, poderão ser conferidas fotografias do fotógrafo e designer gráfico Fábio Viana e ilustrações do artista plástico, educador, poeta e dramaturgo Ilo Krugli, homenageado nesta edição do Curta-SE. A parceria entre o argentino naturalizado brasileiro Ilo Krugli e o sergipano Fábio Viana se deu através do trabalho em conjunto no Grupo de Teatro
VentoForte, criado pelo homenageado do Curta-SE 7 em 1974, na cidade do Rio de Janeiro. O Ventoforte serviu de inspiração para maior parte das fotografias de Fábio que serão expostas em Aracaju.
A temática do teatro é mesmo o grande eixo das obras de Fábio. Tanto das 15 fotografias que serão expostas em Aracaju, treze são resultados de observações de espetáculos e grupos teatrais entre os anos de 2004 e 2006. Além do Grupo Ventoforte, foram clicadas as Cias de Teatro Pé
no Canto, São Jorge de Variedades e Cia Livre de Teatro, além do Grupo Oficina Uzyna Uzona.
Na obra de Ilo Krugli o teatro também é uma das principais referências. O próprio Ilo se denomina um “artista plástico teatral”. Além disso, a exposição trata justamente da linguagem do teatro e da simultaneidade de imagens e conteúdos integrados da vivência do artista na literatura dramática teatral.
Biografia dos Artistas Obras de Ilo Krugli
Ilo Krugli foi um dos pioneiros no Brasil na arte-educação e realizou experiências inovadoras com crianças, jovens e adultos na Escolinha de Arte do Brasil. Também foi professor dos cursos de Musicoterapia do Conservatório Brasileiro de Música do Brasil no Rio de Janeiro e já dirigiu o Centro de Arte e Criatividade Infanto-juvenil, do Departamento de Cultura, da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
Com o Grupo de Teatro Ventoforte, o artista plástico estreou, em 1974, o espetáculo “Histórias de Lenços e Ventos”, considerado um marco no teatro infanto-juvenil brasileiro, e começou a levar sua poesia e teatro consagrados pelas principais cidades do Brasil e do exterior a pessoas comuns. De lá para cá, recebeu prêmios da Associação Paulista dos Críticos da Arte (APCA), Mambembe, Moliére e Shell. Atualmente, Ilo coordena diversos projetos culturais, cursos de teatro e arte integrada para crianças, jovens e adultos na Casa Ventoforte.
A trajetória de Fábio Viana nas artes se iniciou quando ele coordenou algumas Mostras de Cinema na Escola Técnica Federal de Sergipe e se integrou à equipe local do projeto “Cinema BR em Movimento”. Atualmente, Fábio desenvolve diversas atividades de Fotografia, Programação Visual e Produção Cultural no Grupo de Teatro Ventoforte, em São Paulo.