Senado quer benefício fiscal para construção de cinemas em cidades pequenas

Os patrocinadores e doadores que destinem recursos à construção de salas de cinema em cidades com menos de 100 mil habitantes poderão receber benefício fiscal, conforme estabelece a Lei Rouanet ou Lei de Incentivos. Este assunto será motivo de análise da Comissão de Educação do Senado relativo ao projeto de lei nº 298/04, que estende a abrangência da dedução integral do imposto de renda às quantias despendidas em patrocínios e doações.

De autoria do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), a matéria recebeu voto favorável do relator, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que acrescentou a construção de salas de teatro ao texto e ampliou o uso das salas para o funcionamento também como centros culturais comunitários.

Mercadante argumenta que a lei apóia preferencialmente a produção e a distribuição de filmes, deixando de lado o segmento da exibição representado majoritariamente pelo pequeno exibidor do interior do país.

“A partir da década de 1980, o número de cinemas fechados no Brasil vem alcançando a casa do milhar. Mesmo ao se levar em conta o aspecto positivo dos grandes empreendimentos de capital estrangeiro destinados à abertura de novos espaços de exibição é forçoso reconhecer que eles se concentram, com poucas exceções, nos grandes centros urbanos, quase sempre em shopping centers”, assinala.

Com informações da Agência Senado

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais