Com a chegada do período natalino, os autos de natal se constituem na principal manifestação artística da cidade. Encenados por diversos grupos e em vários locais, eles se multiplicam e acontecem em paróquias, parques e até universidades. A temática escolhida é quase sempre o nascimento de Jesus Cristo, com a encenação bíblica do acontecimento, o que desperta a emoção do público, que sempre lota as apresentações. Auto da Igreja São Judas Tadeu
Um dos autos mais tradicionais da cidade acontece na concha teatral da Paróquia São Judas Tadeu, dos Frades Capuchinhos. O evento acontecerá de 21 a 27 de novembro a partir das 20h e é dividido em 11 cenas que abordam desde o anúncio do anjo até a chegada dos reis magos. A encenação será feita por 115 atores, todos escolhidos dentro da comunidade.
O pároco da Igreja São Judas Tadeu e idealizador do auto, Frei Anílson, falou dos objetivos do evento. “Esse é um momento que deve ir além do consumismo desse período. A nossa intenção é
despertar o espírito natalino nas pessoas. Natal é tempo de fraternidade, doação e amor, sempre lembrando da mensagem da fé”, falou.
Esse já é o quarto ano que o grupo teatral São Francisco de Assis encena o auto natalino da Igreja São Judas, que tem a direção artística de Cícero Bezerra e a produção de Maria Genilse Alves. Esse ano, o repertório será diferenciado, com novas músicas instrumentais escolhidas de acordo com cada cena. Em cada episódio, o bebê que representa Jesus e os personagens José e Maria serão modificados.
Auto com cultura popular
“Tá Caindo Fulô:Auto do Deus Menino”
O grupo Imbuaça, um dos mais conhecidos do Estado, também preparou um espetáculo específico para o natal. O “Tá caindo Fulô: Auto do Deus menino” será apresentado no Parque da Sementeira dentro da programação natalina da prefeitura Municipal de Aracaju, que acontece nos dias 20,22,23,26 e 27 de dezembro. Assim como o que será feito na Igreja dos Capuchinhos, os atores que encenam o espetáculo também são escolhidos na comunidade.
No caso do grupo Imbuaça, o espetáculo tem como objetivo mostrar a produção dos alunos que fazem parte do Núcleo de Teatro Mané Preto. A diferença da montagem realizada pelo Imbuaça consiste na mistura da temática bíblica com características da cultura popular sergipana, como São Gonçalo e ritmos africanos.
A produtora do auto “Tá caindo Fulô: Auto do Deus menino”, Isabel Santos, que também é diretora presidente do grupo, falou da ocasião como uma oportunidade de aproximar o público. “O que queremos é agradar a população, tocando a maior quantidade de pessoas possível. O Imbuaça tem a característica de trabalhar com o teatro de rua, o que faz com que o público seja sempre o nosso objetivo”, explicou.
Tradição mantida
Para a pesquisadora e folclorista Agláe Fontes o auto de natal é uma manifestação que permite uma maior participação da população e sempre possui o objetivo de passar uma mensagem. Inicialmente eles eram utilizados pela Igreja Católica com representações teatrais nas ruas com o objetivo de catequizar as pessoas.
“O auto oferece uma dramaturgia viva sobre a história de Jesus. Ele não requer ambientes fechados, mas uma troca com a platéia. Muitos tem a ainda a peculiaridade de aproveitar os aspectos folclóricos e são encenados durante todo o ano”, falou a pesquisadora. Ainda de acordo com ela, atualmente o número de grupos que encenam esse estilo dramatúrgico é muito maior do que antigamente, o que é bastante positivo, pois preserva as tradições do nosso Estado. Aglaé Fontes, pesquisadora e autora de seis autos
Aglaé Fontes é autora de seis autos, dentre eles o “Auto do menino quilombo”, no qual todos os atores são negros. O mais recente escrito por ela chama-se “O auto da Estrela Guia” e conta a história de uma estrela que promove uma procissão com personagens da cultura popular nordestina como rezadeiras, pastorinhas e vendedores de comidas típicas para que eles encontrem o caminho da luz na caminhada para conhecer o menino Jesus.
Por Letícia Telles
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B