TTB abre espaço para a dança de Sergipe

Apresentaçõs acontecem no palco e no foyer do teatro
Os aficionados por dança terão durante esta semana a oportunidade de conferir os trabalhos de diversos grupos sergipanos durante a III Semana Sergipana da Dança. A programação teve início em grande estilo na noite da última segunda-feira, 20, com a apresentação do espetáculo ‘O que nos move’ da Companhia de Dança Laso (RJ), que também foi responsável por um workshop para os dançarinos sergipanos que participam do evento.

Durante os cinco dias do evento, que tem início nesta quarta-feira, 22, e segue até domingo, 26, diversos grupos se apresentarão no palco e no foyer do Teatro Tobias Barreto. Os grupos de destaque são: Nelson Santos, Cubos, Contempodança, Dançart e Espaço Liso. Além disso, alguns grupos convidados terão vez no palco do TTB, são eles: Catarse, Maíra Magno, Alunos do curso de Dança da UFS, Entre nós e Juventus.

Antes dos espetáculos, dançarinos locais farão performances no foyer do Teatro. No local o público poderá prestigiar também uma exposição de fotos, figurinos e informações sobre os grupos e sobre os espetáculos que farão parte do evento.

A Semana Sergipana da Dança já está em sua terceira edição e pretende celebrar o Dia Internacional da Dança, comemorado no dia 29. Segundo um dos idealizadores do evento, o diretor do TTB, Lindolfo Amaral, o objetivo é a “valorização dos grupos sergipanos”. Ele conta que a Semana é uma oportunidade para os grupos que estão na estrada mostrarem seus trabalhos e para incentivar o surgimento de novos, a exemplo da Cubos Companhia de Dança.

“Brincando” será apresentado no TTB na quinta-feira
Ponta-pé inicial

A Cubos surgiu como companhia de dança em 2007, logo após a I Semana Sergipana da Dança, antes existia apenas como grupo experimental. De lá para cá o trabalho amadureceu e já conseguiram alçar vôos além dos limites sergipanos. Em 2008, foram convidados a apresentaram dois espetáculos – Brincando e Multipleto – em São José do Rio Preto (SP) durante um Fórum de Dança.

Apesar da vontade e do desejo de ver o trabalho crescer, os dançarinos acabam esbarrando em algumas dificuldades. “Falta espaço no Teatro [Tobias Barreto] e estrutura nos demais. A gente poderia se apresentar na rua, como já fizemos, mas o teatro valoriza a dança como arte. Por isso, a importância de eventos como esse”, afirma a dançarina July Ellen.

Rodolpho Sandes, bailarino e diretor da Cubos 
Para o bailarino e diretor da Cubos, Rodolpho Sandes, a Semana é também um espaço para amadurecimento do trabalho e de visibilidade para a dança em Sergipe. “É uma oportunidade para que grupos surjam e outros se solidifiquem”, afirma. Ele conta que a cada ano o evento atrai um número maior de espectadores e com isso vão conseguindo o reconhecimento do público. “O novo movimento de dança em Sergipe está muito preocupado com o profissionalismo, e o público ainda está acostumado com o antigo movimento”, ressalta.

A Cubos Companhia de Dança, que tem como base o ballet clássic, irá apresentar a coreografia intitulada ‘Brincando’, na quinta-feira, 23, no palco do TTB. O espetáculo propõe um resgate de jogos e brincadeiras infantis, desde clássicos como o esconde-esconde aos videogames. A entrada para conferir as apresentações é gratuita e podem ser retiradas na bilheteria do teatro. Clique aqui e confira a programação completa da III Semana Sergipana da Dança.

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais