Festival de dança atrai sergipanos

Bailarino Matias Santoago ministra oficina de dança contemporânea
A paixão pela dança está levando a formação de vários grupos na capital sergipana, o que vem despertando a curiosidade de crianças, jovens e adultos, além de contribuir para a realização de festivais a exemplo do I Festival Nacional de Dança de Aracaju.  O evento acontece desde a última quinta-feira, 4 e prossegue até este domingo, 7 de junho no Teatro Tobias Barreto.

De acordo com a bailarina e professora Klely Pelelo, à frente do festival como diretora, o público está bem mesclado.  “Temos inscritos nas oficinas e nas competições, desde crianças e adolescentes até o pessoal de mais idade”, ressalta acrescentando que cerca de 50 pessoas estão participando do evento, desde a última quinta-feira, 4 no TTB.

O diretor artístico e professor Junior Oliveira, afirmou que o evento tem atraído um grande número de participantes.  “A gente buscou a melhor equipe de dança para desenvolver as oficinas e participar do júri, trouxemos pessoas que desenvolvem um trabalho sério e o resultado tem sido muito bom, bem gratificante”, comemora destacando o apoio dos patrocinadores a exemplo da Secretaria de Estado da Cultura e da Empresa Bonfim, além do diretor do TTB, o ator Lindolfo Amaral.

O que o festival oferece

Diretores do festival, Júnior Oliveira e Klely Pelelo
São concursos de Ballet, Jazz e Contemporâneo, além da realização de oficinas de dança, com professores e jurados reconhecidos internacionalmente.  As disputas acontecem  neste domingo, 7, nas modalidades Balett Clássico livre, Balett Clássico de repertório, Jazz, Dança Contemporânea.  Os candidatos com idades entre 8 e 19 anos em diante, devem cumprir tempo limite estabelecido, com exceção dos candidatos da modalidade Ballet clássico de repertório que será observado o tempo da obra.

Os primeiros e segundos lugares serão premiados com troféus e o terceiro lugar, com medalha.  Todos os participantes do I Festival Nacional de Dança de Aracaju, que tenham garantido 70% da presença, receberão certificado.

Crescimento da dança

A bailarina Klely Pelelo destacou a procura cada vez maior de sergipanos pela dança, seja contemporânea. Ballet, jazz.  “Nos últimos anos a dança tem crescido cada vez mais aqui no estado, principalmente em Aracaju. Podemos comprovar por meio do surgimento de novos grupos, as aulas nas academias e com a chegada do curso de Dança da Universidade Federal de Sergipe”, enfatiza acrescentando que neste domingo, haverá ainda uma mesa-redonda com todos os participantes do evento.

Carolina: “Oportunidade para se atualizar”
Dança Contemporânea

A dançarina e professora de artes da rede estadual de ensino, Carolina Natureza é uma das participantes da oficina de dança contemporânea, administrada pelo bailarino Matias Santiago, conhecido internacionalmente.  Segundo ela, o I Festival Nacional de Dança de Aracaju é uma oportunidade principalmente para as pessoas que desejam se atualizar. 

“Faço dança contemporânea e essa é uma chance de atualização na área, por meio do contato com os professores. O evento é bem interessante principalmente a realização das oficinas, onde os participantes aprendem novas técnicas”, acredita Carolina.

Por Aldaci de Souza

 

 

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais