Filme produzido por jovens de Poço Redondo

Gravação do documentário/Foto:Melissa Warwick
O filme “Ribeirinhos do Sertão”, produzido por alunos da rede pública de ensino de Poço Redondo, será exibido às 19h desta segunda-feira, 24, na Praça da Matriz do município. O vídeo conta a história de Poço Redondo e ressalta seus pontos turísticos, com destaque para a Grota do Angico, local em que Lampião, Maria Bonita e parte do seu bando de cangaceiros foram mortos.

O documentário se mistura com a ficção em “Ribeirinhos”. Além de falarem sobre o lugar onde vivem, os estudantes contracenam nos papéis do Rei e da Rainha do Cangaço.

O curta-metragem representa o produto final da oficina de “Introdução ao Audiovisual” do projeto “O Sertão é Coisa de Cinema”, que faz parte do programa BNB de Cultura, do Banco do Nordeste do Brasil.

Durante uma semana do mês de maio, 15 jovens poçorredondenses entre 15 e 24 anos participaram das atividades, conduzidas pela Casa Curta-SE.

“Visitamos alguns pontos turísticos, entrevistamos moradores de Poço Redondo, enfim, foi com muita alegria que concluímos a oficina e também o nosso vídeo. Estou muito feliz, vivi grandes experiências e levo para casa uma imensidão de conhecimentos”, conta a estudante Quitéria Gomes.

Tobias Barreto

O projeto “O Sertão é Coisa de Cinema” também passou por Tobias Barreto e beneficiou 15 jovens do município. O filme ‘Bordando Histórias’, realizado pelos estudantes, foi exibido na última quinta-feira, 20.

O auditório João Valeriano recebeu um público de mais de 300 pessoas para assistir o vídeo, que traça um paralelo entre Tobias Barreto cidade e o seu filho mais ilustre, que depois de morto daria nome ao município: o filósofo, crítico, jurista e poeta Tobias Barreto.

“O filme é um documentário que conta com fala de professores e historiadores e também dedica um espaço para poemas escritos pelos garotos participantes da oficina”, explica Deyse Rocha, da Casa Curta-SE.

Segundo a estudante Alana Ellen dos Santos, participar da oficina de “Introdução ao Audiovisual” despertou ainda mais seu interesse em continuar fazendo arte. “Faço parte de um grupo de teatro e fui roteirista e também atuei no filme. Essa é uma área com a qual me identifico bastante porque me faz sentir bem”, comentou.

Todos os participantes receberam certificado e cópia do vídeo para que as histórias do sertão não se percam. O mesmo acontecerá em Poço Redondo.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais