![]() |
Com o objetivo de divulgar e valorizar os artistas locais, como também mostrar a importância da Rádio Pública para a música brasileira, a Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), através da rádio Aperipê FM está realizando o Festival de Música da Arpub, competição que tem como objetivo revelar e divulgar gravações de obras musicais inéditas, assim promovendo a cultura local.
Na etapa estadual do evento 30 artistas do cenário sergipano estão disputando uma das dez vagas disponíveis nessa etapa do concurso. Segundo o regulamento, estes dez selecionados irão se apresentar nos dias 19 e 26 de outubro, na Rua da Cultura. Desses dez serão escolhidos dois, que irão concorrer a nível nacional, numa apresentação que acontece em Recife, no mês de dezembro.
Para o Diretor de Marketing da Fundação Aperipê, Aldanny Rezende, a realização desse concurso dará uma visibilidade maior aos sergipanos. “A imagem que se tem do nosso Estado lá fora é bem diferente da nossa realidade aqui. As pessoas não sabem da diversidade cultural que Sergipe tem e do potencial dos nossos artistas. Essa é uma forma de desmistificar essa imagem”, comenta o diretor.
Ele também acredita que o festival da Arpub está abrindo um espaço diferenciado. “Determinados grupos de artistas não encontram espaços na maioria das rádios comerciais, fazendo com que as rádios públicas sejam muitas vezes a única porta para mostrar a riqueza e a diversidade regional dessa produção”, enfatiza. Pedrinho do grupo “A Membrana” destaca importância do prêmio
Divulgação interestadual
O projeto vai abrir espaço na programação das rádios públicas brasileiras para a nova produção musical do país que permitirá ao artista ver seu trabalho expandido em outras capitais. Para Celda Mota, que concorre na categoria letra e música, essa é uma oportunidade de ter seu trabalho reconhecido. “Nós sabemos que as rádios públicas não são ouvidas pela grande massa, que de certa forma está acostumada a ouvir as rádios comerciais, mas participar desse concurso e conseguir chegar à etapa nacional vai aumentar a possibilidade de ver meu trabalho expandido”, comentou Celda, que concorre com a música ‘Como um cordão’.
Quem também concorre na mesma categoria é o grupo ‘A Membrana’, com a música Menino da Praia, do compositor Pedrinho Mendonça. Ele que inscreveu duas músicas no festival, e teve essa aprovada, comenta que está muito contente com a iniciativa. Para o compositor, essa é uma oportunidade que o artista, ainda pouco conhecido do público sergipano, tem de ser ouvido. “Isso vai ser muito bacana para nós artistas. Tem muita gente boa em Aracaju que ainda não tem seu trabalho reconhecido”, afirmou. Ferraro Trio disputa na categoria Melhor Música Instrumental
Além da Melhor Música Com Letra, o festival traz também a categoria Melhor Música Instrumental. Disputam uma vaga os grupos Café Pequeno, Grupo Trilha, Em 3, Grupo Kalibaião e Ferraro Trio. Segundo Rafael Junior, integrante da Ferraro Trio, esse festival é de suma importância para os artistas, independente da categoria.
“Eu acho que qualquer evento é válido para o artista, não gosto muito do espírito competitivo, pois tem muita gente boa, não há melhor nem pior”, diz. Ele também acredita que a iniciativa da Arpub valoriza o trabalho musical. “Nós respeitamos muito a rádio pública, que toca todo tipo de música e sem dúvidas este concurso está fomentando a produção local”, ressalta.
Votação
A votação para a escolha das dez melhores músicas prossegue até o dia 30 deste mês. Através de uma parceria entre a Aperipê FM e o Portal Infonet os internautas poderão ouvir e votar nas concorrentes. Basta clicar aqui, ouvir as músicas que concorrem e votar na sua preferida. Participe!
Por Alcione Martins e Carla SousaPortal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B