Arquivo Público de Aracaju completa 22 anos

(Foto: Funcaju)
Na tarde de quinta, 8, a exposição “22 anos de História” marcou a comemoração do aniversário do Arquivo Público de Aracaju. A mostra apresenta à comunidade parte do acervo de periódicos, fotografias, mapas e plantas originais de monumentos da capital, além de diversos documentos públicos. A solenidade de comemoração contou também com a apresentação do Grupo Camerata de Violões João Argollo, da Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT).

Para a diretora do Arquivo, Virgínia Bispo, o objetivo da exposição é, além de celebrar os 22 anos do órgão, atrair cada vez mais a sociedade. “Queremos mostrar que aqui não é só um lugar de pesquisa para universitários, mas um acervo cultural que pertence à população e guarda nossas raízes”, enfatiza.

O comprometimento com a preservação e divulgação do Arquivo Público tem sido uma das metas da unidade. “Quem passa por aqui recebe a orientação de historiadores, fazendo com
que se tenha um conhecimento mais amplo da história de Sergipe”, explica Virgínia.

História

Criado pela lei municipal n° 1300/87, de 08 de outubro de 1987, o Arquivo Público de Aracaju tem como meta principal resgatar a memória documental da cidade, catalogando e preservando periódicos, fotografias, livros, plantas e mapas e diversas formas de documentos públicos. Doze colaboradores, entre funcionários efetivos e estagiários, fazem parte da equipe responsável pelo funcionamento do Arquivo Público. Eles recolhem, selecionam, classificam, guardam, preservam e divulgam o patrimônio documental de Aracaju.

O Arquivo Público de Aracaju fica localizado na Avenida Hermes Fontes, nº 399, Bairro São José. Funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Para agendar visitas escolares ou obter mais informações, os interessados podem entrar em contato através do telefone: (79) 3179-1381.

Com informações da AAN

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais