O Padre Aélio Nascimento, reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, localizado na Zona Norte da capital, lança oficialmente nesta sexta-feira, 18, em um show na Comunidade Canção Nova, o seu primeiro CD, intitulado “Deus agirá”. Padre Aélio viu surgir a vocação na figura do Padre Arnóbio
Além de ter como objetivo a evangelização, o álbum, que contém doze faixas distribuídas em vários estilos, pretende arrecadar fundos para a ‘Casa de Oração e Retiro Maria de Nazaré’, um projeto desenvolvido com a ajuda de quinze pessoas e voltado ao atendimento de famílias carentes.
Ordenado em 2002, Padre Aélio, natural de Ribeirópolis/SE, estudou teologia e foi vigário da paróquia dos Patronos da Itália, em Roma. A vocação para ser padre surgiu, segundo ele, na figura do já falecido Padre Arnóbio, da paróquia do conjunto Orlando Dantas. “Ele rezava de seis a oito missas por domingo e, cansado, brincava me perguntando: ‘você não quer me ajudar, não? É muita missa!’”, lembra. Por ocasião do lançamento do CD e para explicar como funcionará a casa, o Portal Infonet conversou com o padre Aélio.
Portal Infonet – Como foi o processo de gravação deste que é o seu primeiro CD?
Padre Aélio – Como em todo CD, foi muito puxado, cansativo. Na primeira fase, estudamos num projeto de evangelização, pensando em como poderíamos atrair os jovens através da música. Depois de estruturá-lo, selecionamos as músicas, partimos para as melodias e, posteriormente, para a gravação. Foi um processo demorado que durou mais de um ano e resultou no álbum com doze faixas.
Flávio Roberto, Pe. Aélio, Jeane Fábio e Willian Menezes são parte da equipe
Portal Infonet – De onde partiu a idéia de gravá-lo?
Pe. Aélio – Surgiu justamente desse projeto de evangelização. Nós observamos os sinais dos tempos: a sociedade, do jeito que está, sedenta por Deus, buscando-o em vários lugares. Então pensamos que poderíamos proporcionar a cultura católica num CD onde nós mesmos aqui de Sergipe pudéssemos evangelizar e atingir o maior número de jovens, afastando-os, portanto, das drogas, do álcool, levando-os a adotar uma vida melhor.
Portal Infonet – E como foi pensando o repertório? Há alguma música preferida?
Pe. Aélio – Dentro dessa proposta, nós colocamos músicas de estilos que os jovens gostam. Então, temos músicas de forró, axé… Mas um destaque maior fica para a faixa seis, a mesma que intitula o cd, chamada ‘Deus Agirá’.
Portal Infonet – Além dos estilos, o que já é um diferencial nesse CD, do que falam as letras das músicas?
Pe. Aélio – Da oração, da vida, da necessidade que o homem tem de se encontrar consigo mesmo e com Deus, conseqüentemente com seu semelhante. Fala das realidades humanas e das divinas, reveladas através da Palavra de Deus. Nessa perspectiva, há a música número nove, ‘Te Peço Perdão’, que coloca o homem na sua posição de criatura e, sabendo que existe um criador, voltar-se para ele seu coração e sua mente.
Portal Infonet – O CD também tem um cunho social. O que o senhor pretende fazer com o que for arrecadado com as vendas? Casa fica no Bairro Industrial o objetivo é inaugurá-la em janeiro
Pe. Aélio – Essa outra realidade, que é a finalidade do projeto, é a abertura de uma casa de evangelização em Aracaju, chamada ‘Casa de Evangelização e Retiro Maria de Nazaré’. Pensamos em construir esse espaço para ajudar aos mais carentes, para que eles tenham essa experiência com Deus e, a partir disso, mudarem suas vidas. Um exemplo é o cuidado com as famílias dos tóxico-dependentes, no sentido de orientar e apoiar o pai ou a mãe desesperado, que tenha um filho viciado em drogas e não possui nenhum apoio. Lá, cuidando da família, estamos na metade do caminho para, conseqüentemente, cuidar desse jovem viciado. Além disso, há outras ações previstas.
Portal Infonet – Qual será a principal forma de atuação da Casa?
Pe. Aélio – Ela ficará aberta de segunda a sexta e o principal meio de trabalho é a oração. Por meio dela queremos chegar à realidade humana. Hoje o homem precisa muito cuidar da sua parte espiritual, já que o valor das coisas materiais é grande. Está tudo muito evoluído, mas o homem está se desumanizando. A Casa estará sempre aberta, oferecendo cursos, atendimentos, com diversos movimentos da Igreja Católica que atuam no enfrentamento desses problemas atuais.
Portal Infonet – Já existe um terreno onde esse espaço será construído?
Pe. Aélio – Já temos até a casa, mas em comodato. O imóvel estava quase abandonado. Então estamos reconstruindo o espaço e a intenção é adquiri-lo.
Portal Infonet – O projeto começará a ser executado na casa a partir de quando?
Pe. Aélio – A gente quer estar com a casa aberta à comunidade em 1º de janeiro. Para isso nós estamos promovendo um show de lançamento do CD, para torná-lo conhecido e ao nosso trabalho também. Se Sergipe ainda não conhece nosso trabalho, terá a oportunidade no dia 18, esta sexta, lá na Comunidade Canção Nova no D.I.A. [Distrito Industrial de Aracaju]. O show começa às 19h30 e o ingresso terá um preço simbólico, de R$ 3, porque queremos apenas divulgar o CD.
Por Diógenes de Souza e Carla Sousa
Comentários