“Coração Militante”, livro da poetisa baiana Jacinta Passos (1914-1973), que viveu os nove últimos anos de sua existência em Aracaju, será lançado nesta sexta-feira, 6, na Livraria do Café do Palácio Museu, às 18h. Embora elogiada por críticos como Antonio Cândido, José Paulo Paes e pelo bibliófilo José Mindlin, o nome de Jacinta Passos é hoje pouco conhecido, porque seus livros deixaram de circular depois do seu falecimento.
Feminista e comunista, ela passou anos internada em sanatórios (inclusive na Casa de Saúde Santa Maria, em Aracaju), com o diagnóstico de esquizofrenia paranóide. Mesmo assim, continuou a militar e a escrever poesia de muito boa qualidade. Publicado pelas Editoras Corrupio e da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), embelezado com desenhos do grande artista Lasar Segall, Jacinta Passos, Coração Militante reúne não apenas a obra completa de Jacinta Passos, inclusive textos inéditos, mas também tudo o que se escreveu sobre a autora, além de uma biografia dela, escrita por sua filha, a historiadora Janaína Amado. Janaína é também a organizadora do livro, e o estará lançando em Aracaju, na Livraria do Café do Palácio-Museu Olímpio Campos, no dia 6 de agosto, sexta-feira, a partir das 18:30 hs.
Biografia
Janaína Amado tem transitado entre a história e a literatura, com publicações nas duas áreas. Ensinou durante anos em universidades, tendo se aposentado como professora titular do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Fez doutorado na USP e pós-doutorados no exterior, nos Estados Unidos, Canadá e Portugal. É autora ou co-autora de 19 livros na área de história, alguns destinados a escolas — como “Navegar é Preciso”, “A viagem dos alimentos” e “A formação do império português” — , e outros, baseados em pesquisa original, voltados ao público adulto, livros como “Anais de Vila Bela”, “Brasil 1500: 40 documentos”, “A revolta dos mucker”, “O Brasil no império português” e “Usos e abusos da história oral”.
De uma família de escritores, publicou também livros de ficção, destinados tanto a adultos (o romance “Dandara”) como a crianças e jovens (“Quem tem medo de pesadelos?”, “Terror na festa”). Lançou recentemente “Jacinta Passos, coração militante”, contendo a obra completa, biografia e fortuna crítica da poeta baiana Jacinta Passos, sua mãe.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B