Galeria de Arte da Orla de Atalaia será revitalizada

Galeria de Arte Ana Maria será sede da Secretaria de Estado do Turismo (Foto: Fabiana Costa/Secult)

Inativo há alguns anos, o prédio da Galeria de Arte da Orla de Atalaia, localizado na praça de eventos do cartão-postal mais famoso de Sergipe, será revitalizado graças a uma parceria entre as Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur). O espaço passará por adaptações estruturais para ter dupla funcionalidade: sede administrativa da Setur e espaço destinado a exposições de arte e outras atividades culturais.

O termo de cessão por cinco anos já foi assinado pela secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, titular da pasta a qual pertence a galeria. Segundo a gestora, o acordo tem impactos positivos para as duas instituições. “A Galeria de Arte da Orla de Atalaia está situada em um dos pontos mais simbólicos do turismo do nosso Estado. O prédio será reestruturado com verba captada pela Setur e contemplará um espaço dedicado à arte. Com essa iniciativa, ganham o turismo e a cultura de Sergipe”, opina.

Segundo o secretário Elber Batalha, o acordo entre as duas secretarias representa fortalecimento institucional, já que toda a área que compreende a Orla de Atalaia é de responsabilidade da Setur. O gestor afirma que o objetivo do Governo é associar a secretaria e a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), e que a mudança dará uma maior visibilidade à galeria e as atividades que nela acontecerão.

Batalha revela ainda que o processo de revitalização já foi iniciado. “Os estudos de reestruturação do prédio já começaram. No momento, os projetos estão sendo enviados para o Ministério do Turismo para que sejam deflagrados”, frisou o gestor.

A revitalização segundo os artistas

A artista plástica Hortência Barreto vibrou com a notícia da reabertura da galeria. Segundo ela, que já expôs suas obras no local, a ação conjunta entre Secult e Setur é válida. “É importante que haja um investimento neste aspecto. Com a revitalização, eu espero que o local seja readaptado para receber as exposições, garantindo uma divulgação eficaz do trabalho do artista sergipano”, destaca a artista.

O também artista plástico Fábio Sampaio segue a opinião de Hortência e afirma que  a revitalização do espaço, que está localizado numa área próxima ao corredor de turismo, perto dos hotéis e a beira-mar, é importante para a divulgação da arte produzida em Sergipe. “Parabenizo a Secult e a Setur pela iniciativa e sensibilidade, afinal seria uma pena a deterioração gradual daquele lugar”, justifica.

Histórico

Fundada em junho de 2006, a então Galeria de Arte Anna Maria passou a ser chamada Galeria de Arte da Orla de Atalaia em 2007, devido ao artigo 48 da Reforma Administrativa que instituía mudanças de denominações de órgãos públicos.

O prédio ocupa uma área de mais de 700 m² e possui paredes de sete metros de altura. No espaço, foram expostas obras de Joubert Moraes, J. Inácio, Caã, Leonardo Alencar, Adauto Machado, Márcia Guimarães, Zeus, Anete Sobral e outros artistas plásticos sergipanos.

Fonte: Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais