Festival Sergipano de Micrometragens ocorre em agosto

Filmes devem ter entre 30 segundos e três minutos

Com o objetivo de incentivar a utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para o incentivo e a democratização da produção cultural sergipana, será realizada entre os dias 17 e 21 de agosto, a primeira edição do ‘Festival Sergipano de Micrometragens – tr3s.minutos’. O evento, que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), será aberto no Centro de Criatividade – no bairro Getúlio Vargas.

A idealização do festival é de estudantes do curso de Audiovisual da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Após participarem de um workshop há dois anos, promovido pela Casa Curta-SE, os amigos Cleiton Lobo e Marcos Mota se interessaram pela temática e decidiram por em prática um projeto que estimulasse o uso de aparelhos digitais para a produção de filmes com curta duração – entre 30 segundos e 3 minutos.

“Este não é um festival convencional, pois ele já começou. Nas últimas semanas, realizamos oficinas de noções de produção audiovisual com foco nos micrometragens, em cinco cidades do interior do estado, como: Glória, Estância, Itabaiana, Lagarto e São Cristóvão. Nós ainda pretendemos voltar para essas cidades e exibir os vídeos produzidos, em praça pública”, contou o idealizador do projeto, Marcos Mota.

O evento, que é o primeiro do gênero em Sergipe, contará com uma programação vasta nos cinco dias de festival em Aracaju. Palestras, oficinas online, debates e exibições em espaços públicos são algumas das atividades que serão desenvolvidas no evento. “Além disso, os vídeos produzidos serão compartilhados via Bluetooth durante as atividades em Aracaju”, adiantou Marcos.

A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, recebeu os idealizadores em seu gabinete em uma reunião na qual ficou acertada a participação da Secult neste evento. Para a gestora, o festival também vem a estimular a produção do audiovisual no Estado. “Nós da Secult estamos finalizando a elaboração de um plano de ações para o audiovisual sergipano e acreditamos que esse festival tem muito a contribuir nesse sentido”, declara.

Inscrição

Os interessados em se inscrever no festival têm até o dia 13 de julho para realizar a inscrição, através do site www.tresminutos.org. Além disso, é necessário fazer um vídeo de 30 segundos e 3 minutos, fazer upload em algum site que comporte vídeos e enviar a url junto com a ficha de inscrição para o e-mail tr3sminutos@gmail.com. A ficha de inscrição, programação e o regulamento estão no site do evento.

O 1° Festival Sergipano de Micrometragens – tr3s.minutos é uma realização do Coletivo Azedume e Instituto Federal de Sergipe e conta com o apoio da Secult, da UFS, através do Departamento de Comunicação Social, do SESC-SE, da Fundação Aperipê, Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas/Sergipe, Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, Casa Rua da Cultura, Claro, Festival Globale Rio, CATARSE.ME, Ativa Impressão Digital e Gráfica J Andrade.

Fonte: Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais