Aberta a Panorâmica das Artes Plásticas em Sergipe

Artista Zeus (Foto: Divulgação Funcaju)

A Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS), uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura de Turismo (Funcaju), inaugurou na noite de ontem, 6, a terceira edição da ‘Panorâmica das Artes Plásticas em Sergipe’. A exposição, que ficará aberta à visitação pública até o dia 25 de fevereiro de 2012, é a mais longa já realizada pela galeria e divulga os trabalhos de 38 artistas sergipanos ou naturalizados no estado.

Segundo Luiz Adelmo,diretor da GAAS, esta é mais uma ‘vitrine’ para os artistas de Sergipe. “A ‘Panorâmica das Artes Plásticas’ ficará aberta durante todo o verão, período em que o estado recebe um grande número de turistas. Isso é ótimo, porque possibilita que os visitantes conheçam a nossa arte e a divulguem Brasil a fora”, diz Luiz Adelmo.

Quem for conhecer a Panorâmica, poderá conferir ainda uma infinidade de cores, formas, texturas e dimensões que revelam como é rica e diversa a cultura sergipana. Lá, também é possível vislumbrar um acervo com obras de grandes nomes das artes plásticas do estado, como os já falecidos Jordão de Oliveira e Eurico Luiz, os consagrados Ismael Pereira, Edidelson e Tintiliano, além de nomes que começam a despontar agora, a exemplo de Antônio Carneiro, Rosa Edna e Vitor Fabiano.

“Sabemos que Sergipe tem muito talento a se mostrar e a ser conhecido e reconhecido, principalmente pelo próprio sergipano. Por isso, a Funcaju, em conversa com a direção da Galeria, já pensa em levar exposições como esta para outros pontos da capital. Essa itinerância vai possibilitar que um número cada vez maior de aracajuanos conheça as produções e os artistas de seu estado”, revela Geraldo Krauss, coordenador de Patrimônio Cultural da Funcaju.

Artistas

Para o escultor Jorge Siqueira, mais conhecido como ‘Zeus’, a arte é a imaginação e a sensação que se externaliza. Com 53 anos de idade e quase 40 dedicados às esculturas, Zeus revela que começou pequeninho, aos 10 anos, apoiado pelo irmão que o ensinava a fazer ele mesmo os seus brinquedos. “Aquela época era bem diferente da de hoje, em que os pais já compram o brinquedo pronto para seus filhos. A gente tinha que fazer os nossos. Eu comecei fazendo bonecos de barro, depois passei para os caminhões de madeira e hoje são a pedra e o cimento, minhas ferramentas de trabalho”, explica.

De acordo com o capelense Ismael Pereira, um dos grandes nomes das artes plásticas sergipanas que, aos 71 anos de idade, expõe em países como França, Holanda e Estados Unidos, é impossível descrever o que sente ao ver a realização de um projeto como a Panorâmica. “Minha emoção é tão grande que, se eu pudesse, eu choraria. Mas hoje em dia meus olhos estão como o chão do sertão: duros e secos”, expressa o artista.

Panorâmica das Artes Plásticas

A’3ª Panorâmica das Artes Plásticas em Sergipe’ está aberta para a visitação pública até o dia 25 de fevereiro de 2012. A Galeria de Artes Álvaro Santos funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, na Praça Olímpio Campos, no Centro de Aracaju. Mais informações podem ser obtidas através do telefone: (79)3179-130.

Fonte: Ascom Funcaju

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais