A história e as origens da capoeira na Semear

(Foto: Ascom Sociedade Semear)

Será aberta na próxima quinta-feira, 1º, na Sociedade Semear, a partir das 19 horas, a exposição “Capoeira – luta, dança e jogo da liberdade”, que irá contar a história e origens da capoeira, através de 40 fotografias, 10 ilustrações e diversos textos, sob a visão do fotógrafo André Cypriano.

Os trabalhos resgatam a história da capoeira, desde seu surgimento no Brasil Colonial até os dias de hoje, ressaltando aspectos de promoção e valorização da cultura nacional, além de sua função de agregação social.

A exposição vai recriar um ambiente de sala de capoeira e utiliza elementos como um assentamento para o Orixá Exu – a entidade que deve ser cumprimentada antes de qualquer roda iniciar-se –; uma fotografia em louvor ao grande Mestre Pastinha – remontando um pequeno altar existente em diversos centros de ensino e prática da capoeira –; os instrumentos musicais utilizados e uma ambientação sonora típica das rodas.

A curadoria da exposição é de Denise Carvalho, produtora cultural e diretora da Aori Produções Culturais, empresa produtora do projeto. A exposição conta com o patrocínio da Petrobras e Ministério da Cultura e apoio da Sociedade Semear.

Fonte:  Assessoria de Comunicação da Sociedade Semear

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais