![]() |
(Foto: Agência Alese) |
Para fortalecer ainda mais o ideal da Consciência Negra, a Assembleia Legislativa de Sergipe, através do seu tradicional Espaço Cultural, abriu suas portas essa semana para o movimento “Novembro Negro”. Um grande público prestigiou a exposição que serviu para os Correios promoverem o lançamento oficial, em Sergipe, do selo em homenagem ao Parque Memorial Zumbi dos Palmares. A diretora de Comunicação Social da Assembleia Legislativa, jornalista Sandra Cruzz, participou do ato de lançamento do selo. A exposição conta ainda com os trabalhos da Associação dos Artesãos da Barra dos Coqueiros e a manutenção das esculturas de material reciclado de Ronaldo Bispo Lima, que já vêm da exposição anterior. “Novembro Negro” fica exposta no hall da Assembleia Legislativa até o próximo dia 10.
Aexposição foi aberta oficialmente pela deputada estadual Conceição Vieira (PT), uma das líderes do Movimento Novembro Negro, representando no ato a presidente da Casa, deputada Angélica Guimarães (PSC). “Nós estamos no Espaço Cultural da AL e a nossa Curadora Ilma Fontes traz melodia, arte e beleza para o nosso parlamento. Esse mês essa exposição valoriza artistas e trabalhos da nossa cultura negra. Além dessa solenidade, nós também promovemos um ato no plenário da AL, recentemente, quando premiamos alguns destaques da nossa cultura afrodescendente”.
A curadora do Espaço Cultural, a jornalista Ilma Fontes, não escondia a satisfação pelo sucesso de mais uma Mostra. “Essa tem sido uma parceria feliz e persistente. Fizemos agora, ano passado, no ano anterior. Todos os anos nós damos nossa colaboração para o Movimento Negro. Agora foi por completo! O Novembro Negro tem feito um número maior de eventos. Temos um público eclético e somos honrados com o lançamento oficial no Estado do selo em homenagem ao Parque Memorial Zumbi dos Palmares”, discursou.
Na oportunidade, o gerente de filatelia dos Correios de Sergipe, João Vieira, também falou sobre o selo em homenagem ao Parque Memorial Zumbi dos Palmares. “Os Correios, procurando registrar os fatos importantes da nossa história, lança o selo em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Esta é uma Casa de livre acesso para a população e este é um grande momento para todos nós sergipanos com o lançamento do selo”.
Na noite festiva, os convidados se deliciaram com a boa música da artista Célia Gil, que desta vez prestou uma homenagem ao compositor Irmão (Wellington), um ícone de várias gerações a Caixa D’Água e com grande expressão junto a negritude sergipana. Célia Gil já gravou dois CDs e tem se apresentado em vários eventos culturais, tanto em Sergipe como fora do Estado também. Tem como destaque suas participações na Orquestra Petrobras Pró Música e na Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais, ambas do Rio de Janeiro (RJ).
“É um evento maravilhoso e uma oportunidade única para nós artistas apresentarmos nosso trabalho e prestarmos nossas homenagens”, destacou Célia Gil. Na oportunidade, também estava exposto o trabalho do escritor Danilo Sampaio, filho de poetas e autor de obras como “O Silêncio dos Moinhos” e “O Nada Encantado”. Um artista, autêntico, diga-se de passagem.
Outro destaque da solenidade ficou na pintura de Lic Grum. “Dentro da Umbanda e sua fé me apaixonei de vez pela cultura afro e tudo o que ao Negro se refere. Pinto porque grito em silêncio por um mundo mais justo em todas as cores”. A artista traz em seu histórico exposições no Cantinho dos Correios, no próprio Espaço Cultural, no mirante da 13 de Julho e Painel da Unimed. Gosta de pintar, pesquisar, buscar novas idéias, técnicas, aprender, apreender o mundo em todas as cores, deixando fluir o sentimento dos ancestrais.
Outro artista que apresentou seu trabalho no Espaço Cultural foi o fotógrafo Anselmo Guilhermo, que é responsável pelo Estúdio New Lab Fotrografias, localizado em Lagarto. Credibilidade e seriedade são suas marcas, tornando-se um dos fotógrafos mais procurados do Estado na atualidade. Na oportunidade ele expôs todo um trabalho voltado para a cobertura de casamentos. “O segredo é que o profissional esteja inserido na vida do casal. Tendo um contato, surge uma sinergia e o trabalho se desenvolve. Cada pessoa tem sua individualidade, principalmente na fotografia”.
Fonte: Ascom Alese
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B