![]() |
(Foto: Fabiana Costa) |
A política cultural do governo Marcelo Déda já promoveu avanços significativos nos mais diversos segmentos da cultura sergipana e as perspectivas para 2013 não poderiam ser melhores. Isso porque a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Banese, através do Instituto Banese, fortaleceram os laços que já os uniram em outras iniciativas e, juntas, terão a oportunidade de potencializar ainda mais essas ações em 2013.
As duas instituições somaram forças para aprovar três projetos na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). São eles: a temporada 2013 da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), a terceira edição do Festival Sergipano de Teatro e a ‘Orquestra Jovem’, que promoverá inclusão social através da música. Todas essas iniciativas foram aprovadas na última quinta-feira, 06, pelos integrantes da CNIC.
“A partir de agora temos a possibilidade concreta de captar mais recursos e atrair um maior número de parceiros para esses projetos em prol da nossa cultura, já que a aprovação prevê isenção fiscal para quem quiser aportar recursos para a execução dos mesmos. Além disso, esse feito mostra como a integração de duas instituições em torno da mesma bandeira – no caso, a cultura sergipana – pode promover bons resultados”, explica a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino.
O superintendente do Instituto Banese, Ézio Déda, atesta a declaração da secretária e completa que o Banese, através do Instituto Banese, tem realizado um trabalho significativo em prol do fomento, registro e divulgação da cultura sergipana. “As temporadas da Orquestra Sinfônica de Sergipe, cujas apresentações já fazem parte da agenda cultural mensal do Estado, são os mais claros exemplos disso”, argumenta.
Sobre os projetos
Com a aprovação do projeto na CNIC, a Secult e o Instituto Banese pretendem, além de promover mais uma inesquecível temporada de concertos da ORSSE, melhorar a estrutura do grupo, com a aquisição de instrumentos musicais mais modernos, por exemplo. Além disso, será possível levar a orquestra a mais cidades do interior sergipano, levando o prazer de apreciar música clássica a diferentes públicos.
‘Orquestra Jovem’, outra ação aprovada pela CNIC, promete ser um marco nas políticas públicas para a área da Cultura em Sergipe. O projeto prevê a formação de uma orquestra com jovens em situação de extrema pobreza residentes nos bairros Santa Maria e Coqueiral, em Aracaju. Trata-se de mais uma iniciativa que integrará o plano ‘Sergipe Mais Justo’, do Governo do Estado.
O Festival Sergipano de Teatro (FEST) 2013 também está nesse pacote de ações. Nessa terceira edição do evento, através da integração com o Instituto Banese, a Secult espera fortalecer a programação e atrair um maior número de sergipanos aos espetáculos que são oferecidos gratuitamente.
Fonte: Secult
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B