![]() |
||||||||
Cortejo pelo rio iniciou na Ponte do Imperador (Fotos: Monique Garcez/ Portal Infonet)
|
Em um ato de fé e devoção, milhares de fiéis participaram da procissão de Bom Jesus de Navegantes, que ocorreu nesta terça-feira, 1º. Levantando bandeirinhas com os dizeres "Bem-aventurados os que promovem a paz", os devotos acompanharam atentos o cortejo que percorreu o rio Sergipe.
A festa centenária, que completa 158 anos em 2013, começou humilde, com a manifestação de pescadores na Colina do Santo Antônio, segundo conta o frei Jonaldo Adelino de Souza.
“Esta é uma festa que abre o ano com bençãos e as graças de Jesus, e onde as pessoas vêm renovar a sua fé. E a importância disso tudo é que os devotos vem, participam e se empolgam com o cortejo”, comenta o frei.
Fiéis
Com o intuito de realizar agradecimentos e de pedir um ano novo de paz, saúde e prosperidade, a funcionária pública Adriana Almeida foi até a Ponte do Imperador, local de onde saiu o cortejo. Ela conta que, como já festejou bastante a entrada do novo ano, agora é o momento de prezar pela fé.
“Temos 365 dias tão difíceis, que é necessário dedicar um tempo à fé, para fortalecê-la. Por isso venho com toda a minha família, e comecei fazendo isso acompanhada de minha avó e minha mãe”, relata Adriana.
Também junto de sua família, Kelly Franqueline afirma que sempre acompanhou a festa de Bom Jesus dos Navegantes, mas que neste ano ela tem um gosto especial.“Fiz uma promessa e fui contemplada com uma casa, por isso trouxe comigo meu marido e minhas filhas”, comenta.
Moradora de Capela, Maria Bernadete Santos também não perde uma procissão de Bom Jesus dos Navegantes. “Não perco um cortejo, pois me sinto feliz por um santo tão alegre me acompanhar no coração”, declara contente.
Segurança
Para que todo o cortejo pelo rio siga em segurança, foi necessária a atenção da Capitania dos Portos, que realizou a fiscalização de embarcações para não permitir a superlotação, ou a saída delas sem coletes salva-vidas.
Segundo informações do capitão tenente Vieira, encarregado pela divisão de segurança de tráfego aquaviário da Marinha, além de fiscalizar, é necessário orientar.
“Para garantir a segurança da festa, trouxemos quatro embarcações, sendo uma lancha, uma flexboat e duas motos aquáticas. Além disso, nos reunimos com o Corpo dos Bombeiros, a Polícia Militar, o Samu e a SMTT para garantir que tudo desse certo”, complementa.
Por Monique Garcez e Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B