Coroação do rei e da rainha do Cacumbi em Japaratuba

Coroação do rei e da rainha do Cacumbi atrai multidão às ruas de Japaratuba (Foto: divulgação)

O município de Japaratuba, distante 54 km da capital sergipana, amanheceu neste domingo, 6, ao som do ritmo folclórico. Logo cedo, grupos que representam a cultura da cidade e regiões circunvizinhas, como o Cacumbi, o Reisado, Pastoril, Maculelê, Maracatu e Chegança, tomaram as ruas do município para fazer o acompanhamento do rei e da rainha do Cacumbi, coroados no dia de Santos Reis, cumprindo as reminiscências de Japaratuba.

O tradicional cortejo se iniciou às 9h, em frente a Escola Municipal Emiliano Nunes de Moura, seguindo pela Avenida Otávio Accioli Sobral e atraindo olhares de diversos populares que ocupavam as calçadas para assistir ao espetáculo da dança e música folclórica. É o caso de Joana Almeida, que saiu de casa para que sua filha, a pequena Yane Laís, presenciasse a passagem dos grupos.

“Minha menina ficou encantada. Não sei se estava mais feliz por ver aquela expressão no rostinho dela, ou por poder fazer parte desta grande festa. Japaratuba é uma cidade com riqueza cultural grandiosa e isso orgulha a todos nós, moradores. Yane mesmo, não conseguia ficar parada um só minuto”, disse Joana.

A felicidade estava estampada não só nos olhos de quem assistia o acompanhamento. Quem fazia parte da apresentação, também exalava alegria pelas ruas da cidade. Ana Luiza dos Santos, a japaratubense escolhida para ser a rainha do Cacumbi 2013, é um exemplo. “Desde que recebi oficialmente o convite, estou emocionada. Hoje, apenas transpareço esse sentimento. Em 2007 era para eu ter sido a rainha do Cacumbi, mas à época, como eu morava em São Paulo, não pude comparecer, sendo substituída. Em 2012, já morando em Japaratuba, minha cidade, fui convidada novamente para exercer o reinado em 2013, e com muita honra aceitei”, relatou Ana Luiza.

Principal personagem da festa, ao lado do rei do Cacumbi, Ana conta que, a preparação para o grande momento começou cedo. “Desde segunda-feira da semana passada estamos na correria. Prova de roupa, criação de acessórios, sapatos, tudo para que nada saísse errado. Hoje, iniciamos as preparações às 4h30, o que deveria me deixar bastante cansada, mas ao contrário, nunca estive tão bem”, frisou a rainha, seguindo pelo cortejo acompanhada do rei, Josuel dos Santos e dos quatro secretários.

Presença

Após o final do cortejo, o rei, a rainha e sua comitiva, foram recebidos pelo prefeito Gerard Luthaire Jules Olivier (PT), o padre Geraldo, em frente à Igreja Matriz. Acompanhado do governador em exercício, Jackson Barreto (PMDB), do vice-prefeito de Japaratuba, Hélio Sobral (PMDB), da deputada estadual, Conceição Vieira (PT), de lideranças políticas da cidade e do secretariado, o prefeito cumprimentou os personagens principais do festejo. Na sequência, todos participaram da Missa Solene e ao final, se dirigiram ao palco, localizado na Praça da Matriz, para laurear o rei e a rainha.

Convidado a oficializar a coroação, padre Geraldo, enfatizou que a homenagem aos representantes maiores do Cacumbi, tem um significado que vai além do folclore municipal. “É um desabafo dos nossos irmãos, que vieram da África, trazidos como escravos, e que trabalharam de forma gratuita para construir a riqueza cultural do nosso país. É a demonstração da força, garra de um povo batalhador, que fincou raízes em diversas localidades do Brasil, como Japaratuba, colocando na dança, na música, nas representações culturais, características próprias, o que enche nosso coração de felicidade”, destacou o prefeito.

O governador em exercício, Jackson Barreto, que também coroou os representantes maiores do Cacumbi, ressaltou a importância do festejo para Sergipe. “Nosso estado nasceu da mistura dos europeus com os africanos e hoje, nesse secretismo, coroamos o rei e a rainha, sacramentando a importância desse povo para a nossa cultura. Esta festa é um dos maiores reconhecimentos de Sergipe ao povo africano, o que nos deixa imensamente felizes. Represento o governador Marcelo Déda com muito orgulho e sempre será um prazer participar desse belo festejo”, frisou Jackson.

Procissão

A festa religiosa alusiva a Santos Reis e São Benedito não para por aí. Ainda vai acontecer procissão pelas principais vias da cidade, com a imagem dos santos. No acompanhamento, rei, rainha do Cacumbi e seus secretários estarão à frente, conduzindo fiéis e participantes do evento, ao lado do pároco de Japaratuba, Manoel Luiz. As comemorações se encerram com a benção do santíssimo em frente à Igreja Nossa Senhora da Saúde.

Fonte: Assessoria de imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais