![]() |
(Foto: Fabiana Costa /Ascom Secult) |
Uma noite de estréias. Assim pode-se descrever o concerto da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), realizado na noite da última quinta-feira, 13, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, no qual, além da abertura da temporada, foi lançado o primeiro CD do grupo, que homenageia o músico brasileiro Heitor Villa-Lobos.
Com um teatro lotado de amantes da música clássica em Sergipe, a ORSSE executou as Suítes nº 1 e 2 para Orquestra da Câmara, de Villa-Lobos, presente no CD, e que arrancou uma salva de palmas contagiante do público. Para a segunda parte da apresentação, a peça escolhida foi a Sinfonia nº 9, em Dó maior de Franz Schubert, que consagrou o primeiro concerto da ORSSE e deixou o público cheio de expectativas para a temporada que inicia.
“Esta será uma temporada muito instigante, pois faremos concertos variados e que com certeza atrairá bastante público. Além de homenagens a grandes compositores, esta temporada terá apresentações muito diferentes, inclusive com participação de músicos sergipanos, surpreendendo o público, assim como este primeiro concerto já surpreendeu”, afirma o maestro titular e diretor artístico da ORSSE Guilherme Mannis.
Público elogia
O público sergipano que admira a música clássica e, consequentemente, o trabalho que a Orquestra Sinfônica de Sergipe realiza no Estado, não perdeu tempo e fez questão de comparecer ao primeiro concerto da temporada, matando as saudades dessas apresentações, que estavam em recesso desde dezembro de 2012.
O professor Juliano Pietro, por exemplo, era uma dessas pessoas. Ele, que foi assistir ao concerto com toda a família, incluindo os dois filhos pequenos, Fabrício e Luíza, defende e admira o trabalho desenvolvido pela ORSSE. “A ORSSE executa concertos excelentes, de alto nível e que podem ser comparado as maiores orquestras do país”, frisou.
Quem também levou ou filhos para conferir a apresentação foi a cientista social Daniele Richardson. Ela é brasileira, mas mora na França há cinco anos, está passando as férias com a família em Sergipe, e fez questão de conhecer o trabalho da orquestra sergipana. “Sempre vamos a concertos em Paris, e como estamos passando esses dias aqui, quis conhecer também o trabalho desta orquestra. Achei o concerto muito bonito, com peças muito bem executadas e que se compara muito bem as orquestras que estamos acostumados a ver pela Europa, que são consideradas as melhores do mundo”, destacou.
Boa receptividade ao CD
Com o lançamento, o primeiro CD da Orquestra Sinfônica estava sendo comercializado no foyer do Teatro Tobias Barreto, tendo uma grande procura por parte do público que foi conferir o concerto. Uma dessas pessoas era o professor José Antônio, que se diz um dos maiores fãs do grupo.
“Aguardei ansiosamente o início da temporada, bem como o lançamento deste magnífico CD. Agora, é chegar em casa e poder me deliciar com o profissionalismo da ORSSE também no meu lar”, afirmou.
Para o maestro Guilherme Mannis, o CD é uma grande conquista da Orquestra Sinfônica e da música clássica mundial, principalmente por conter peças de Villa-Lobos, até então sem registro de gravação oficial. “Este é o nosso primeiro CD gravado profissionalmente, com peças raras de Villa-Lobos, que tem muita qualidade e que evidencia o papel da ORSSE no cenário musical brasileiro”, finaliza.
Fonte: Ascom Secult
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B