![]() |
(Foto: Divulgação) |
O Trotamundos Coletivo abre no próximo dia 11 de abril, às 19h, na Galeria de Arte do Sesc a exposição Marés: Um Olhar Sobre Zé Peixe. O projeto, que tem como foco o universo simbólico elaborado em torno da figura de Zé Peixe e seu desdobramento na construção da memória, vai ser apresentado por meio do diálogo entre estímulos visuais, sonoros e textuais, com a curadoria de Alejandro Zambrana em parceria com o próprio coletivo, formado ainda por Arnon Gonçalves, Ana Lira e Marcelinho Hora.
A exposição contará com o entrelaçamento narrativo de 32 fotografias, quatro áudios e uma seleção de reportagens publicadas na imprensa. As imagens selecionadas integram as séries liberdade, maresia, encontro e ressaca que serão mostradas em duas fases, chamadas de marés. A primeira delas celebra a personagem e seus afetos e está caracterizada pelas séries Liberdade e Encontro, a serem exibidas de 11 a 30 de abril. A segunda, que dialoga com o adeus e os vestígios do espaço por meio das séries Maresia e Ressaca, serão abertas ao público entre os dias 08 e 22 de maio.
As imagens da série Liberdade mostram os resultados da percepção dos integrantes acerca da persona de Zé Peixe. Ela traz retratos pessoais, que não necessariamente são fotografias do homem, mas uma representação de como sua figura e sua filosofia ficaram marcadas na vida dos fotógrafos do coletivo. Encontro, por sua vez, aborda as relações afetivas que permearam a vida do Prático: as suas paixões cotidianas, as relações de família, as memórias e a visão de quem o conheceu.
Maresia traz uma reflexão a respeito do espaço habitado por Zé Peixe: o mar, a cidade, a casa, os barcos, as rotas das águas. O coletivo propõe aos visitantes uma reflexão sobre como os vestígios desses espaços ajudam a construir o imaginário em torno do personagem. Ressaca, a última série da exposição, é uma conversa acerca da partida. Suas imagens refletem sobre a ausência e os significados dados ao mito de Zé Peixe após o seu falecimento em abril de 2012.
Além das imagens, os quatro áudios que integram a exposição serão usados para evocar imagens no público.
Que imagens vêm à tona, dentro de cada pessoa, a partir de um estímulo sonoro que diz respeito ao universo de Zé Peixe? O que cada um de nós pode oferecer de memória visual para o universo narrativo em torno do personagem?
Durante a exposição, os visitantes serão incentivados a darem um retorno dessas imagens evocadas por meio dos áudios para o e-mail olharmares@gmail.com. As pessoas podem fotografar, desenhar, pintar, fazer colagens ou qualquer representação visual que dê conta do que elas viram ao ouvir os áudios e enviar por e-mail. Essas imagens serão colocadas no blog do trabalho, com o devido crédito e um depoimento do visitante (se assim ele desejar).
Os textos publicados na imprensa e selecionados para a mostra trazem um exemplo da interpretação da figura de Zé Peixe, ao longo de sua trajetória, feita pela imprensa. O jornalismo também é uma forma de criar representações, seus relatos evocam memórias, sedimentam estereótipos e ajudam a configurar uma imagem em torno de um mito.
Fonte: Ascom Sesc
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B