Sergipe sedia encontro da Funarte

Evento aocnteceu no auditório do Museu da Gente Sergipana (Fotos: Portal Infonet)

Sergipe é a primeira capital a participar do III Encontro Funarte de Políticas para as Artes. O estado foi escolhido por ser o maior participante nos editais. O presidente da Funarte, Antônio Grassi, participa do Encontro em Aracaju, que abordou como tema ‘Diálogos, territórios e conjunturas’.

Para Grassi, o evento tem como objetivo fazer uma prestação de contas, uma reflexão sobre os projetos da Funarte.  “Hoje estamos fazendo o nosso terceiro encontro de políticas culturais da Funarte, que serve para fazermos uma prestação de contas, uma reflexão sobre os nossos projetos. Nós estamos inaugurando essa itinerância de 2013 em Sergipe porque é um estado que participa de uma forma muito presente em nossos editais. Por isso estamos começando aqui esse encontro. Na primeira a gente vai falar sobre os micro projetos, que são a extensão da ação da Funarte, e na segunda uma avaliação dos nossos projetos e de nossas políticas culturais”, explica.

Fernando Grassi " é um estado que participa de uma forma muito presente em nossos editais"

A secretária da cultura do Estado, Eloísa Galdino, falou sobre a importância do evento para Sergipe. “Esse evento tem uma importância significativa para a gente, porque é o resultado de uma vitória. Nós temos hoje uma posição privilegiada dos nossos grupos nos editais nacionais e a Funarte resolveu nos prestigiar começando com essa serie de encontro por Aracaju. Isso só mostra que a política de cultura que nós desenvolvemos está dando certo”, acredita.

Premiação

Na ocasião, foi realizada uma premiação simbólica do Edital de Microprojeto do baixo São Francisco, que contemplou 60 agentes culturais de Sergipe com um valor de R$ 15 mil cada. Com essa verba foi possível viabilizar iniciativas culturais em diversos municípios que compõem a bacia do Rio São Francisco, beneficiando as comunidades ribeirinhas.

A representante da Fundação Dom José Brandão de Castro Marluce Falcão, conta que a fundação desenvolve projetos ligados ao desenvolvimento cultural do semi-arido, com trabalhos voltados para o desenvolvimento sustentável, com foco na educação e na cultura. “Uma das principais atividades que desenvolvemos é a renda de bilro, que estava em extinção. Essa renda era uma das principais atividades das mulheres que viviam às margens do rio São Francisco na época do cangaço. Hoje, com os recursos, nós oportunizamos as beneficiárias do projeto. Nós introduzimos no meio rural duas oficinas para a produção da renda”, comemora.

Eloísa Galdino "Nós temos hoje uma posição privilegiada dos nossos grupos nos editais nacionais "

Além de Sergipe, recebem o encontro os Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. O objetivo é alcançar todas as regiões do país e promover a reflexão e contribuir para a formulação e aperfeiçoamento das políticas para as artes, em abrangência nacional.

A realização do III Encontro Funarte de Políticas para as Artes é uma parceria com as representações regionais do Ministério da Cultura e da Funarte e Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Por Eliene Andrade com informações da Ascom/Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais