![]() |
(Foto: Assessoria de Imprensa) |
O Festival Internacional de Improvisação (FIMPRO) acontece de 10 a 12 de maio na capital sergipana e apresenta uma programação composta por espetáculos nacionais e internacionais, debate, lançamento de livro e encontro prático entre os artistas participantes do evento, grupos da cidade e demais interessados. O Festival passará ainda por São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Belém e Salvador. Toda a programação é gratuita.
O FIMPRO é patrocinado pela Vivo, por meio do Vivo EnCena e conta com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à cultura.
FIMPRO
Festival Internacional de Improvisação foi realizado pela primeira vez em 2007, em Belo Horizonte. Neste ano de 2013, o FIMPRO se consolida como o principal festival do gênero no país. O objetivo é divulgar a improvisação ao grande público e proporcionar encontros com os grupos locais que possam gerar novas propostas artísticas.
A improvisação é um gênero teatral em franco crescimento no país, sendo vinculado, principalmente, aos exemplos televisivos. No entanto, sua prática artística é bem mais ampla e tem como foco o compartilhamento da criação com o público presente no aqui e no agora. Segundo Mariana Lima Muniz, realizadora do festival junto à Cia. Bárbara, “Improvisar diante do público é estabelecer uma cumplicidade muito especial, valorizar o momento presente e a presença do espectador e do ator naquele espaço e naquele tempo. É compartilhar a responsabilidade sobre o que vai ser criado e radicalizar a efemeridade do teatro. O público não sabe o que vai ver e os atores não sabem o que vão fazer, essa é a delícia de fazer/ver um espetáculo de improvisação.”
Segundo Expedito Araujo, curador artístico do Vivo EnCena, “Com as premissas de abrangência, continuidade, acessibilidade e intercâmbio entre linguagens, Aracaju é uma cidade vital para receber o festival. Pela natureza de sua cultura, pela excelência no fazer teatral contemporâneo e sobretudo, por uma cidade ávida por absorver e trocar o que há de melhor no circuito teatral, e consequentemente, no desenvolvimento do ser humano, a partir de um repertório que se abre a cada espetáculo. Propiciar através do FIMPRO a ida da Uma Companhia e do grupo brasileiro Cia. do Quintal e colombiano Accíon Impro a Aracaju é de relevância ímpar,” conclui Araujo.
Programação
• Acción Impro (Colômbia) e Cia. Do Quintal (Brasil)
Espetáculo: “Passageiros”
“Passageiros” conta a história de um homem que viaja dentro de um aeroporto em busca de suas recordações. Por ter perdido sua memória, este homem não sabe quem é e necessita entender o que aconteceu. Para reconstruir sua história, o público lhe confere nome e profissão, informações que acabam sendo o ponto de partida para que este homem possa improvisar suas próprias lembranças, dando inicio a um grande quebra- cabeça de suposições e encontros.
A Cia. do Quintal (Brasil) e o grupo Acción Impro (Colômbia), são dois grupos especializados na pesquisa e divulgação das técnicas de improvisação há mais de 10 anos. Em 2007, as duas companhias se uniram para uma nova etapa em sua carreira ao montar o espetáculo “El PASAJERO- uma viagem improvisada”.
Direção, criação e atuação: Gustavo Miranda (Colômbia) e Cesar Gouvêa (Brasil)/ Assistente de direção: Ernani Sanchez (Brasil) e Catalina Hincapie (Colômbia)/ Cenografia: Mauricio Celis (Colômbia)/Figurinista: Daniel Infantini (Brasil)/ Iluminação: Aline Barros (Brasil)/ Trilha sonora: Sebastian Suriano e e Samir El-Shaer (Brasil)/Coordenação de Produção: Ludmilla Picosque (Brasil)
Local: Teatro Atheneu – Dia: sábado, 11 de maio – Horário: 20horas.
• Uma Companhia (Brasil)
Espetáculo: “Improcedente”
Improcedente é um espetáculo no qual diretores disputam entre si quem dirige as melhores improvisações da noite. Com a ajuda do público, eles podem propor aos atores os mais inusitados desafios teatrais, que vão desde estilos livres a paródias de grandes nomes do teatro ou da literatura mundial.
Elenco (revezamento): Carloman Bonfim, Daniela Rosa, Débora Vieira, Evandro Heringer, Fabiano Lana, Guilherme Théo, Marcos Coletta, Rafael Protzner, Renata Corrêa/ Direção: Débora Vieira/ Trilha Sonora Original: Eberth Guimarães/ Criação da Luz: Sidnei Honório/ Figurino e Cenário: Carloman Bonfim.
Local: Teatro Atheneu – Dia: domingo, 12 de maio – Horário: 19horas
Atenção: Todos os espetáculos do FIMPRO são gratuitos com retirada de senhas na porta do teatro (sujeito a lotação do espaço). Mais informações no site: www.improcedente.com.br.
Com informações da Assessoria de Imprensa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B