![]() |
Exposição homenageia Tia Ruth (Fotos: Portal Infonet) |
A história de Ruth Wynne Cardoso é o tema da exposição Revoada de Amor. De uma forma simples e poética, a mostra conta a história de Tia Ruth, a fundadora da Associação de Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos). A visitação, que foi aberta nesta terça-feira, 8, celebra oficialmente o início das atividades da Mostra Sesc de Artes Cênicas.
O coordenador da Mostra SESC, André Oliveira, explica que Tia Ruth foi escolhida para a exposição de artes visuais pelo fato de ter utilizado a contação de histórias e o teatro de fantoches para diminuir a dor das crianças que se tratavam contra o câncer. “A historia dela é de muita luz. É uma trajetória que tem que ser conhecida por todos. Então, a gente aliou a historia de Tia Ruth à importância do teatro enquanto antídoto contra ódio e terror, conforme a frase Charles Chaplin”, explica.
![]() |
Emocionada, Tia Ruth prestigiou o evento |
A curadoria da exposição ficou por conta de Vanderlea Cardoso, que conta que a mostra utiliza o lúdico no sentido de agradar ao público infantil, ao mesmo tempo em que tem um lado simples e poético para atingir o público adulto.
“Falamos de como essa mulher se configurou na vida de outras pessoas, em especial, na vida daquelas com câncer. Trazemos Tia Ruth como um pássaro livre e que voa, mas um pássaro que optou em fazer um ninho de amor para os outros. Um pássaro que teve de se lançar e superar obstáculos para cuidar de outras pessoas. É uma mudança que ela traz com muito amor. Uma mudança que pode ser superada, desde que todos estejam unidos. Por isso revoada de amor”, detalha a curadora.
Bastante emocionada com a homenagem, Tia Ruth conferiu pessoalmente a abertura da exposição. “Estou muito feliz e emocionada porque vivo pelo que faço. Para mim foi uma surpresa receber essa homenagem”, afirma Tia Ruth.
![]() |
Coordenador da Mostra Sesc de Artes Cênicas, André Oliveira |
Exposição
Uma revoada de amor fica em cartaz até o dia 30 de Outubro, na unidade Sesc/Centro. A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. A entrada é franca.
Mostra Sesc de Artes Cênicas
A mostra segue até o dia 31 de outubro com espetáculos de teatro, de dança, circo, música, artes visuais, cinema, folclore e literatura, promovendo uma intensa troca de experiências e ampliando o acesso à produção artística naquelas regiões aonde não chegam programações culturais.
![]() |
Curadora da exposição, Vanderlea Cardoso |
Este ano, além da capital, o projeto atuará em diversos espaços públicos do interior, como os municípios de Indiaroba, Nossa Senhora do Socorro, Tobias Barreto, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão. Todos os espetáculos serão abertos ao público gratuitamente. A programação completa está disponível no www.sesc-se.com.br.