![]() |
Fachada do museu ganhou luzes e cores durante o período natalino (Fotos: Fabiana Costa/Secult) |
Idosos, crianças, moças e rapazes das mais diversas faixas etárias ocuparam a área externa do Museu da Gente Sergipana (MGS), durante a programação natalina realizada nessa quarta e quinta-feira, 18 e 19, em homenagem ao ex-governador de Sergipe, Marcelo Déda.
A unidade cultural, cuja idealização se deu mediante esforços gerados na liderança de Déda, serviu de palco para diversas manifestações culturais, entre elas, apresentações de reisado, abertura da exposição ‘O Carrossel de Tobias’ e a encenação do ‘Auto do Deus Menino’, feita por artistas do Grupo Imbuaça.
De acordo com o diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, Marcelo Rangel, o público ainda pôde prestigiar a tradicional ‘Feirinha da Gente’ e o grande concerto da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), realizado com participação do Coral Vozes do Banese e dos músicos Erivaldo de Carira e Patrícia Polayne.
![]() |
Evento natalino ofereceu atrativos diversos |
“Ao estilo do próprio Marcelo Déda, unimos as tradições e as novas tecnologias presentes no MGS, identificando essa junção como o típico conceito que abrange a funcionalidade da unidade cultural. Em homenagem a esse notável gestor, distribuímos elementos da culinária que foram elevados à condição de patrimônio imaterial do Estado de Sergipe durante sua gestão, entre eles, a bolachinha de goma, o amendoim cozido e o pé de moleque de massa puba”, ressaltou Rangel.
Homenagens
No final desse dia de encerramento, membros da Associação de Tototós de Barra dos Coqueiros surpreenderam o público do MGS com faixas de agradecimentos e fogos de artifício. Tais embarcações também foram elevadas a condição de patrimônio material do Estado de Sergipe, conquista adquirida na gestão de Marcelo Déda.
“Tanto investimento na cultura do nosso Estado resultará, conforme declaração do atual governador Jackson Barreto, na adaptação do nome da unidade para ‘Museu da Gente Sergipe Governador Marcelo Déda’, o que para nos é motivo de muita alegria”, acrescentou Marcelo Rangel.
Incentivo à cultura
A baiana Cassiana Borges, que reside em Aracaju há quatro anos, conheceu o MGS nos primeiros momentos de sua formação e logo percebeu o quanto a unidade tem se expandido. “O espaço serve para resgatar a cultura sergipana, premissa que deve caracterizar também a nova gestão pública estadual, principalmente, através da música, elemento cultural que tanto interessava o ex-governador Marcelo Déda”, anseia a jovem.
Sob a regência de Guilherme Mannis, músicos da ORSSE finalizaram as apresentações culturais da noite de encerramento da programação natalina do MGS. Peças clássicas populares de compositores, como Ludwig van Beethoven e Wolfgang Amadeus Mozart, além de temas de filmes e repertório natalino composto por ‘Noite Feliz’, de Franz Gruber, entre outras peças, encantaram o público.
“Colecionamos sete anos de grande temporada e em 2014 almejamos colher os bons frutos desse trabalho musical amplamente apoiado por Marcelo Déda. Ainda nessa véspera de Natal, a partir das 22h30, nos felicitamos com a transmissão pela TV Brasil das trilhas sonoras de filmes gravadas em 2012 pela ORSSE, ou seja, começaremos a colher os bons frutos ainda este ano”, frisa Mannis.
MGS
O Museu da Gente Sergipana é um espaço de promoção da diversidade cultural, dos saberes, fazeres e talentos integrantes do patrimônio cultural sergipano. A unidade é mantida pelo Instituto Banese, maior parceiro do Governo de Sergipana condução das ações culturais. A parceria mantida entre o Instituto Banese e Secult implica na realização de grandes eventos, como Verão Sergipe e os festejos juninos realizados no Estado.
Com informações da Secult/SE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B