![]() |
(Foto: Arquivo Infonet) |
Dando continuidade às comemorações do “Agosto: mês das culturas da gente” o Museu da Gente Sergipana promoverá dia 08, às 15h, a oficina de Samba de Pareia. Sob o comando de Dona Nadir e Marizete da Mussuca, a atividade será realizada no átrio do Museu da Gente, localizado na Avenida Rio Branco, 398, Centro, Aracaju.
A oficina tem como principal intenção ensinar pessoas de diferentes idades a dançarem o Samba de Pareia, uma manifestação popular encenada apenas por mulheres, em uma região quilombola de Sergipe denominada Mussuca, localizada no município de Laranjeiras. O objetivo principal da dança de parelha é mostrar ao público a maneira de divertimento de seus antepassados. O ritual comemora o nascimento de indivíduos dentro da comunidade, por isso é realizado a cada parto que acontece, manifestando o contentamento do grupo em receber novos participantes, homenageando e celebrando o recém-nascido.
A programação seguirá até o dia 29 com diversas atividades focadas na valorização da cultura popular sergipana. O espetáculo teatral ‘Folcloreando na terra dos cajus’, uma apresentação de dança com o grupo ‘Caceteiras do Mestre Rindu’, oficina de brincadeiras populares e uma roda de conversa com gestores municipais de cultura também fazem parte do calendário de atividades do Agosto.
A edição 2014 do ‘Agosto: mês das culturas da gente’ é uma realização do Instituto Banese e do Governo de Sergipe com a promoção do Museu da Gente Sergipana e apoio do Café da Gente. As atividades são gratuitas, abertas ao público em geral e acontecem sempre no auditório ou no átrio do Museu da Gente Sergipana.
Fonte: Instituto Banese