Mantida a tradição de lambe sujos e caboclinhos

Lambe-sujo (Fotos: Márcio Garcez)

Teve início na madrugada deste domingo, 12, a Festa Lambe-Sujos e Caboclinhos, no município de Laranjeiras. A brincadeira de sair às ruas sujando moradores e visitantes de carvão ou tinta preta é realizada há várias décadas, ao ritmo do maracatu. O evento representa a luta entre os lambe-sujos [negros dos quilombos] contra os caboclinhos [índios].

A festa teve início por volta das 4h30 com a tradicional alvorada, marcada pela queima de fogos de artifícios e o encontro de participantes negros na barraca do Largo do Quaresma. De lá, eles saíram para arrecadar alimentos que foram usados para fazer uma grande feijoada servida neste domingo.

Os cortejos dos lambe-sujos [de calções e gorros vermelhos, usando foices de madeira, além de corpos pintados de preto] e de caboclinhos [corpos pintados de vermelho, usando cocares e saias de penas, pulseiras e colares], começaram no meio da manhã pelas ruas de Laranjeiras até a Igreja Matriz, onde aconteceu a bênção dos dois grupos.

Caboclinhos

E a partir das 17 horas deste domingo, 12, a festa chega ao fim com o combate entre os lambe-sujos e os caboclinhos no Largo do Quaresma.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais