Amigos homenageiam a poetista Maria Cristina Gama

Maria Cristina faleceu em 2010 (Fotos: Portal Infonet)

Amigos e familiares da poetisa sergipana Maria Cristina Gama Figueiredo prestaram homenagens à escritora na noite desta terça-feira, 21. Já são quatro anos sem a presença de Maria Cristina, mas amigos tiveram a iniciativa de prestar as homenagens no intuito de manter viva a memória e as obras da escritora. O evento aconteceu no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa.

Na cerimônia, vários poemas de Cristina foram exibidos na decoração do local, em formas e tamanhos diversos. A antiga parceira de Cristina, Joésia Ramos, foi a responsável por musicar os poemas da escritora. De acordo com a intérprete, Joésia se sente no dever de divulgar o trabalho de Maria Cristina.

“Foram 30 anos de amizade. Reproduzimos juntas muitas músicas e poemas. Me sinto responsável por divulgar as obras de Cristina, pois são poemas próprios para ler quando se tem fome de palavra. Muitas homenagens ainda serão feitas”, diz.

Joésia Ramos era parceira de Maria Cristina e musicou poemas da escritora no evento 

Dentre as diversas obras, Joésia gravou 15 músicas com os poemas de Maria Cristina. “Maria Cristina tem uma intensidade gigante. Os poemas são muito profundos. Não dá para descrever, só lendo mesmo”, completa a amiga e parceira.

A jornalista Ilma Fontes foi a curadora da homenagem prestada à escritora. “Temos que mostrar o novo pensar, o novo sentir, a nova maneira de fazer poesia. Maria Cristina se entregou de corpo e alma à poesia”, revelou a curadora da exposição.

A artista plástica Ilma Santos é outra amiga e produtora de Maria Cristina, que ajudou a organizar o evento. Para ela, é importante mostrar a intensidade dos poemas da escritora para a nova geração. “Mesmo tendo sido escrita há anos, a poesia de Cristina é muito atual e contemporânea. É importante que os jovens de hoje em dia vejam que existe poesia de muita qualidade. Cristina se dedicou as suas obras, que são de total entrega”, destaca a amiga.

Além de poetisa, Maria Cristina era também formada em Direito.

Priscila Fagundes desenha desde os dois anos 

Outras exposições

No mesmo espaço também estiveram destacados os desenhos produzidos pela artista Priscila Fagundes. A artista nasceu com paralisia cerebral, após sua mãe sofrer de rubéola. Priscila desenha desde os 2 anos de idade.

“Depois que descobriram a doença, o médico sugeriu que eu fizesse atividade para desenvolver o meu cérebro. Encontrei na arte e nos meus desenhos essa atividade”, conta.

Por Helena Sader e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais