![]() |
(Foto: site Nortestino Sim) |
Expressar o orgulho do povo nordestino. Esta foi a mensagem idealizada pelos publicitários da agência sergipana Zeca ao criar a campanha #NordestinoSim, com site personalizado em que os interessados passam a fazer parte de um grande e colorido mosaico demonstrando o orgulho de fazer parte da região. E o resultado é cada vez mais positivo: em três semanas, mais de duas mil pessoas já fazem parte da #NordestinoSim.
O site foi criado no dia 8 de outubro, em comemoração ao dia do Nordestino. Mas, devido à ocorrência das eleições e, consequentemente, à onda de manifestações discriminatórias ao povo da região, a campanha ganhou ainda mais força no site.
O publicitário Ricardo Cardoso foi um dos idealizadores do projeto. Segundo o sergipano, a proposta inicial não tinha nenhuma relação com o ódio ao nordestino que passou a se tornar frequente durante o período eleitoral. “A ideia surgiu antes mesmo do primeiro turno. Queríamos fazer algo para homenagear o dia do Nordestino, que muitas vezes passa desapercebido”, diz Ricardo.
|
Ricardo Cardoso, um dos idealizadores da campanha #NordestinoSim (Fotos: Portal Infonet) |
De acordo com o publicitário, a #NordestinoSim surgiu com o objetivo de manifestar a nordestinidade que existe no povo. “Era uma oportunidade de cada um mostrar o amor e orgulho que sente da região”, explica.
Ricardo lamenta as manifestações discriminatórias que passaram a tomar as redes sociais durante as eleições, mas afirma que o projeto não tem cunho político. “É um espaço para cada um expressar o orgulho. Não queremos deturpar os conceitos nem que a intenção do projeto seja desvirtuado”, completa o publicitário.
Para Ricardo, o resultado da campanha é positivo para todos. “É importante para o povo brasileiro, não só ao nordestino. Todos somos brasileiros, ninguém quer separar nada”, diz.
Mobilização nas redes
|
Janaína Conceição é social media na agência e fala que a mobilização nas redes sociais está cada vez maior |
Janaína Conceição é social media na Zeca e também ajudou a construir o projeto. Ela explicou que a agência não queria lançar algo vazio para o dia do Nordestino. “Apenas um post ou uma imagem não ia expressar tudo o que a gente queria dizer”, detalha Janaína.
De acordo com a social media, o movimento seria feito da melhor forma através das redes. “A gente quis mostrar que ser nordestino é bom. E que a gente pode agregar muita gente com algo que acreditamos”, explica. “Está aumentando cada vez mais, muito devido às manifestações contrárias ao nordestino. Tem gente que nem mesmo é daqui, mas está manifestando o orgulho da região”, completa Janaína, orgulhosa dos resultados da campanha.
Por Helena Sader e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B