Roseneide no momento em que lia o texto de Amaral Cavalcanti (Fotos: Portal Infonet) |
Aconteceu na manhã desta terça-feira, 18, na Biblioteca Epifânio Dória, mais uma edição do projeto “Roda de Leitura”. O debate foi em torno da produção literária de cinco jornalistas sergipanos, mas apenas compareceram Gilson Sousa e João Oliva. Amaral Cavalcanti foi até o local, mas não ficou para o evento. Araripe Coutinho e Jozailto Lima não participaram da roda.
A coordenação da Roda de Leitura, Roseneide Santana destacou na ocasião a importância do projeto. “A gente quer que as pessoas tenham vontade de ler mais e o projeto já está ganhando força em outros municípios. Em Japaratuba já está acontecendo o Círculo de Leitura e em Nossa Senhora da Glória, os vereadores dão as chaves da Câmara para a realização da Roda de Leitura”, comemora.
Roseneide lembrou que “Sergipe é um estado muito pequeno e uma ambição que a gente pode ter é ambição de transformar o Estado em literário”.
João Oliva fazendo uma leitura durante o evento
|
De acordo com um dos convidados, o jornalista Gilson Sousa, trata-se de um projeto de extrema importância para quem de fato gosta de leitura.
“Tanto a leitura em prosa quanto a leitura em verso. Esse é o principal foco, trazer textos de escritores sergipanos e nacionais. Com os textos em mãos, a leitura é feita para a plateia e abre a reflexão para o discurso. São textos soltos, poemas ou crônicas, publicados em livros ou não, a exemplo do Eu e as Pílulas, publicado no facebook pelo poeta Amaral Cavalcanti e lido na edição de hoje”, destaca Gilson Sousa que teve quatro poemas lidos: o Construtor das Madrugadas, Afinidade, Estações e Rotina.
Já o jornalista João Oliva, leu o poema que fez para a esposa no dia 05 de maio de 1988, o “A Maria, minha esposa”, que trata de um amor outonal.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B