Orquestra: série Laranjeiras homenageia Ildete Nabuco

(Foto: Ascom Secult/Fabiana Costa)

Nesta quarta-feira,3, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) sobe ao palco do Teatro Atheneu para realizar o último concerto da série Laranjeiras 2014 às 20h30. Sob a regência do maestro Daniel Nery, o grupo traz dois grandes solistas: o trompetista Heinz Schwebel, virtuoso nacional, professor da Universidade Federal da Bahia, e a soprano Marília Teixeira, sergipana de destaque no cenário nacional. No repertório, música armena, com o concerto para trompete de Arutunian, a valsa "Vozes da Primavera" de Johann Strauss e a popular Sinfonia nº7, de Ludwig van Beethoven. O concerto fará parte das homenagens a Ildete Nabuco Teixeira, da Academia Sergipana de Ballet. Os ingressos, vendidos a preços populares, já estão disponíveis na bilheteria do Teatro Atheneu. A Orsse é uma realização do Governo de Sergipe e Instituto Banese, com patrocínio do Banese.

Sobre os solistas, Heinz Karl Schwebel é diretor da Escola de Música da UFBA, e integra seu corpo docente desde 2001. Primeiro trompete da OSBA, iniciou seus estudos com seu pai, o Prof. Horst Schwebel, com quem continuou a estudar até se formar no curso de Instrumento da UFBA em 1993. Em 1990 teve uma breve passagem pela Hochschule für Musik em Karlsruhe, Alemanha, onde teve aulas com os Profs. Adolf Weresch e Reinhold Friedrich. Em 1994, como bolsista da CAPES e da Fundação VITAE, seguiu para os Estados Unidos onde realizou o curso de Mestrado no New England Conservatory of Music em Boston, sob a orientação do Prof. Charles Schlueter, primeiro Trompete da Orquestra Sinfônica de Boston. Em 1996 concluiu o Mestrado sendo laureado com Honras Acadêmicas e Distinção em Performance, premiação máxima daquela instituição. Durante seus estudos em Boston, foi vencedor do “Concerto Competition” e do “Honors Brass Competition”. Em 1997 e 1998, integrou os quadros da Jerusalem International Symphony Orchestra em Israel, onde atuou como primeiro trompete sob a regência de Zubin Metha. Mais uma vez como bolsista da CAPES, voltou aos Estados Unidos em 1998 para realizar o Doutorado, tendo obtido o título de Doctor of Musical Arts na Catholic University of America.

A soprano Marilia Teixeira é advogada, cantora lírica, produtora de eventos artísticos e professora de canto. Formou-se em Direito pela UFS, em Canto pela UFBA e cursou o Mestrado em Música na Unicamp. Participou de diversos masterclasses no Brasil, nos Estados Unidos e na França, sob a orientação de Andrea Kaiser, Martha Herr, Céline Imbert e Francisco Campos (SP), Zuinglio Faustini (BSB), Ângela Barra (GO), Santa Tomasello (Itália), Eliane Sampaio e Inácio de Nonno (RJ), Martin Krasnenko (Alemanha), Neyde Thomas (PR), Anne-Marie Hellot e Denise Dupleix (França), Faye Robinson e John Hopkins (U.S.A.).

Lecionou canto lírico no Conservatório Carlos Gomes de Campinas (SP) e na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a mais tradicional escola de música do país. Dentre os principais prêmios e títulos recebidos, encontram-se: Medalha e Diploma de Destaque Artístico-Cultural como Cantora Lírica, pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História (São Paulo/SP); Diploma de Mérito Cultural como Artista, pela Academia Latinoamericana de Arte (Uruguai); Medalha Cruz da Ordem do Mérito Cívico e Cultural, pela Sociedade Brasileira de Heráldica, Medalhística e Humanística (São Paulo/SP); e Melhor Intérprete da Obra de Carlos Gomes, pelo Museu Carlos Gomes e pela Prefeitura Municipal de Campinas (Campinas/SP).

Maestro adjunto da Orquestra Sinfônica de Sergipe, Daniel Nery é Bacharel em Composição e Regência pela UNESP e Mestre em música pela mesma instituição. Têm na sua formação, os seguintes nomes da regência orquestral e coral: Isaac Karabtchevsky, Roberto Tibiriçá, Johannes Schlaefli (Suíça), Osvaldo Ferreira (Portugal), e Fábio Mechetti. Já esteve à frente de importantes orquestras como Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Em Atibaia/SP, foi regente do Coral Masculino Cantores de Atibaia e da Banda Sinfônica Primeiro Movimento, além de dirigir a Orquestra Jovem e a Big Band municipais. Premiado no I Concurso Carlos Gomes para Jovens Regentes, Nery é também professor de regência do Departamento de Música da Universidade Federal de Sergipe

Fonte: Ascom ORSSE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais