Diversas pessoas participaram da lavagem (Fotos: Portal Infonet) |
A Praça Olímpio Campos também foi tomada pelos adeptos e simpatizantes do Candomblé que protagonizaram lavagem das escadarias da Catedral Metropolitana de Aracaju. O evento, que é uma homenagem a Nossa Senhora da Conceição [representada por Oxum nas religiões afro] é, tradicionalmente, iniciado com um cortejo que parte da Colina do Santo Antônio, percorrendo as principais avenidas do Centro da capital.
“Para nós do Candomblé, esse é um dia de muita importância. A Nossa Senhora da Conceição, Oxum no Candomblé, é a deusa das águas does, do amor e da fecundação. Ela é responsável pelo ouro e o dinheiro, e quando a gente está muito aperreado, ela é quem chega junto. Ela também é responsável pelas crianças, é a deus do abraço, que nos abraça para transmitir amor e paz. Tudo é com ela. Dinheiro, saúde, amor e procriação”, conta a Mãe Rita Tassytaóó.
No candomblé,Nossa Senhora da Conceição é representada por Oxum
|
As homenagens à Oxum seguem até a noite. Na Orla de Atalaia, o cortejo do Afoxé Omo Oxum marcará o sincretismo religioso entre o catolicismo e as religiões africanas.
Sincretismo
Segundo a tradição africana, Oxum é a segunda mulher de Xangô. A ela pertence o ventre da mulher e é por isso que esse orixá feminino controla a fecundidade, sendo profundamente ligado às crianças. Dona das águas doces, Oxum gosta de usar colares, jóias, espelhos, perfumes e assim é considerada a deusa da beleza, da riqueza e da prosperidade. Os fiéis buscam nela auxílio para a solução de problemas na vida financeira e também no amor, uma vez que Oxum é responsável pelas uniões.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B