Velório de Araripe é marcado por emoção e homenagens

Araripe Coutinho faleceu nesta terça-feira, 9 (Foto: arquivo Portal Infonet)

Comoção e homenagens marcar o velório de Araripe Coutinho, falecido na manhã desta terça-feira, 9. Familiares, amigos e admiradores do poeta se despedem do poeta durante o velório que está sendo realizado no velatório da Osaf, localizado na rua Itaporanga.

O falecimento de Araripe Coutinho representa uma grande tristeza para os escritores e poetas sergipanos. “Araripe foi um homem que marcou a sua época, tanto pela personalidade singular como pela sua contribuição na literatura sergipana. Uma poesia incisiva, impregnada com suas dores e suas belezas. Eu acho que Araripe vai deixar um legado primoroso para a cultura sergipana. Espero que as futuras gerações levem adiante sua poesia”, comenta o escritor e poeta, Gustavo Aragão.

Os escritores Gustavo Aragão e Ronaldson Sousa falam sobre a perda do poeta Araripe Coutinho (Fotos: Portal Infonet)

Amigo de Araripe há mais de 20 anos, o escritor Ronaldson Sousa, destaca que Sergipe perde uma grande referência na literatura. “Perdemos um amigo, mas também uma referência. Apesar de ter apenas 45 anos, ele deixa uma obra de quase 10 livros, uma produção intensa e frequente. Não se pode estudar a literatura dos anos 80 sem passar por ele. Perdemos um dos grandes poetas do nosso estado”, destaca.

Emocionado, o advogado e poeta, Elito Vasconcelos, destaca as qualidades de Araripe como pessoa e poeta. “Ele transmitia alegria, uma irreverência que lhe era peculiar e irradiava a todos que o cercavam. Araripe tinha uma obra brilhante, uma poesia profunda que retrata o amor e a solidão do poeta. Para mim, é uma perda não só cultural, mas também de amizade. Um pedaço do coração de um poeta vai com ele”, diz.

Velório está sendo realizado na Osaf da Rua Itaporanga

Araripe Coutinho morreu de insuficiência respiratória por causa de uma pneumonia bacteriana. O enterro está marcado para às 9h desta quarta-feira, 10, no Cemitério São Benedito, localizado no Centro da capital.

Sobre o poeta

Araripe Coutinho tinha 45 anos e faria uma festa de aniversário para comemorar mais uma primavera no próximo sábado, 13.

O poeta nasceu no Rio de Janeiro em 1968, mas viveu em Aracaju desde 1979. Poeta e articulista em vários veículos de comunicação do Estado, sempre causou frisson ao escancarar a sociedade com seus textos e/ou imagens, a exemplo do nu artístico no Palácio-Museu Olímpio Campos. Este fato lhe rendeu uma entrevista histórica com o apresentador global Jô Soares.

Araripe causou polêmica e ficou conhecido nacionalmente no ano de 2011, quando foram divulgadas fotos suas, nu no Palácio Museu Olímpio Campos. Na época, Araripe revelou que as fotos foram tiradas em 2005 no período que o Museu estava fechado. Araripe participou do Programa do Jô, na Rede Globo, quando falou sobre a polêmica.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais