Professor da UFS lança obra sobre o “Mito da Inglaterra”

Após dois anos de pesquisa, o professor luiz Eduardo Oliveira lança livro sobre o "Mito da Inglaterra" (Fotos: Portal Infonet)

O professor Luiz Eduardo Oliveira, do Departamento de Letras Estrangeiras da UFS, lançou nesta terça-feira, 8, o livro “O Mito de Inglaterra – anglofilia e anglofobia em Portugal (1386 – 1986). A obra iniciada, através de uma pesquisa de pós-doutorado que durou dois anos, traz representações positivas e negativas acerca do Mito da Inglaterra em Portugal.

O livro é uma obra ensaística que trata do chamado Mito da Inglaterra. “São representações positivas e negativas da Inglaterra, através de discursos literários, políticos, históricos e jornalísticos. As representações positivas eu chamo de anglofilia e as representações negativas eu chamo anglofobia”, conta.

O professor faz questão de contar como foi o processo de construção de sua obra. “Fiz um estudo histórico, inicialmente coletando textos literários desde 1386 e buscando referências da Inglaterra. Depois da coleta de todas as fontes, eu fiz uma classificação das referências negativas e positivas. Depois disso, foi a vez da interpretação e da escrita, que foi um processo mais demorado”, explica. O livro é dividido em três partes: Origens da Anglofilia (1386 – 1840); Emergência da Anglofobia (1640 – 1890) e Reconfiguração do Mito (Século XX – 1986).

Livro foi publicado pela editora Gradiva

Para o professor, a publicação do livro representa um momento de muita felicidade. “É uma grande realização porque esse livro foi publicado pela Gradiva, que é uma editora muito conceituada de Portugal. Foi um verdadeiro desafio que implicou na abIdicação total de muitas coisas, mas foi muito bom”, finaliza.

Sobre o Autor

Luiz Eduardo Oliveira é licenciado em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (1990), onde também se bacharelou em Direito (1997), e professor associado do Departamento de Letras Estrangeiras (DLES) e do Núcleo de Pós-Graduação em Educação (NPGED).

Mestre em Teoria e História Literária na Universidade Estadual de Campinas (1999), doutorado em História da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade de Lisboa (2011).

Líder do grupo de investigação do Núcleo de Estudos de Cultura da UFS (UFS/CNPq), é autor de Gramatização e Escolarização: Para uma História do Ensino de Línguas: Suas implicações na Educação Brasileira e co-autor dos livros O ensino e a Pesquisa em História da Educação; Desafios da Formação de Professores para o Século XXI: O que deve ser ensinado? O que é aprendido?; e Literatura & Ensino. Atualmente é coordenador do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (Delib) da Pró-Reitoria de Gradução (Prograd).

Por Verlane Estácio com informações da UFS

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