Alunos do Coral da Orquestra Jovem realizam apresentação

(Foto: Ascom)

As vozes das crianças que compõem o Coral da Orquestra Jovem de Sergipe se unirão às vozes do Coro da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) e de grandes solistas locais em duas récitas de um dos maiores sucessos sinfônico-corais já compostos: a Cantata Carmina Burana, de Carl Orff. As apresentações ocorrerão nesta quarta e sexta-feira, 17 e 19, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto.

Destas apresentações participarão 25 dos 50 alunos que fazem parte do coral da Orquestra Jovem de Sergipe, apenas aqueles com até 12 anos de idade, tendo em vista que a Cantata Carmina Burana foi escrita para grande orquestra, sendo representada neste caso pela Orquestra Sinfônica completa; para solistas; coro adulto e coro infantil composto por crianças nessa faixa etária.

Além do coro infantil da Orquestra Jovem, as récitas contarão com a participação do Coro Sinfônico da Orsse e dos solistas locais Nalini Menezes, soprano e que atualmente dirige o Coro Infantil do Projeto Orquestra Jovem de Sergipe; Jonatas Mathias, tenor; e Roziel Benvindo, barítono, sob a regência do diretor artístico e maestro da ORSSE, Guilherme Mannis. A realização da Temporada 2014 da Orsse está a cargo da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Sergipe e do Instituto Banese, com patrocínio do Banco do Estado (Banese).

Orquestra Jovem de Sergipe

A Orquestra Jovem de Sergipe é um projeto realizado pelo Instituto Banese, pelo Governo de Sergipe, através das Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), e pelo Ministério da Cultura, com o patrocínio da Lei Rouanet e das empresas Sergas, Energisa e Almaviva.

A iniciativa tem como principal objetivo proporcionar a crianças e adolescentes a iniciação e o aprimoramento musical por meio do estudo de instrumentos de corda e canto coral, abrindo portas para a profissionalização. O projeto atende 100 meninos e meninas moradores do bairro Santa Maria, e as aulas são ministradas por professores de música, que em sua maioria integram a Orquestra Sinfônica de Sergipe.

Carmina Burana (latim; em português: "Canções da Beuern" — "Beuern" é abreviação de Benediktbeuern) é o nome dado a poemas e textos dramáticos manuscritos do século XIII. As peças são em sua maioria picantes, irreverentes e satíricas e foram escritas principalmente em latim medieval, algumas partes em médio-alto-alemão e alguns com traços de Francês antigo ou provençal. Há também partes macarrônicas, uma mistura de latim vernáculo, alemão ou francês.

Os manuscritos refletem um movimento europeu "internacional", com canções originárias de Occitânia, França, Inglaterra, Escócia, Aragão, Castela e do Sacro Império. Vinte e quatro poemas do Carmina Burana foram musicalizados por Carl Orff em 1936; a composição de Orff rapidamente se tornou popular, o movimento de abertura e de fecho "O Fortuna", tem sido utilizada em filmes e eventos se tornando a peça clássica mais ouvida desde que foi gravada.

Fonte: Nucom Instituto Banese

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais