Centro Cultural de Aracaju (Fotos: Portal Infonet) |
Após nove anos de existência, o Núcleo de Produção DigitalOrlando Vieira (NPDOV), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), está de casa nova, agora com mais salas e atrativos. O Centro Cultural de Aracaju, antigo prédio da Alfândega, que agora abriga o Núcleo, foi reestruturado e oferece novos espaços para os artistas sergipanos.
O objetivo do Núcleo é oferecer à comunidade, cursos de formação e capacitação em audiovisual, além de diversas atividades, como mostras, oficinas, cineclube, palestras e acesso gratuito a sétima arte. A coordenadora do NPDOV, Jade Moraes, conta que local está aberto para os realizadores sergipanos. "O Núcleo também está aberto para os cineastas sergipanos lançarem seus filmes, suas realizações. Este é mais um espaço que se abre para as produções sergipanas”, comemora.
O núcleo conta com a sala de cinema Walmir Almeida, que possui 89 lugares, um convite para quem quiser apreciar as produções audiovisuais do Estado. Além disso, no mesmo prédio, o Centro Cultural de Aracaju abriga o teatro João Costa que possui 100 lugares, e esta à disposição para o artista. Um museu também será montado. Já a biblioteca Mário Cabral possui em seu acervo, obras do escritor que dá o nome ao espaço.
Sala de cinema |
Mas é na sala de cultura popular Mestre Euclides, que se esconde um das maiores riquezas da cultura sergipana. Os bonecos representam as brincadeiras e danças folclóricas. Os diversos espaços e atividades estão abertos à população, a exemplo do Museu Cidade Prefeito Viana de Assis, Sala do Conselho Municipal de Política Cultural, e a Sala de Multimeios.
Centro Cultural
O Centro Cultural de Aracaju está aberto ao público de segunda à sexta- feira, das 9h às 17h. O Centro também oferece oficinas voltadas para aqueles que querem aprender mais sobre o audiovisual e teatro.
Confira a programação:
A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul é uma parceria do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira com o Cineclube Olhos Cozidos de Gabriela Caldas. As exibições da sala Walmir Almeida acontecem sempre as terças e quintas às 15h.
A programação vai de 10 de Fevereiro a 3 de março. Confira:
Coordenadora de Produção NPDOV- Jade Morais |
Dia 10/02 – Projeto Ponto Brasil – curtas realizados por pontos de cultura de vários estados brasileiros. No programa de hoje os temas são: animais, africanizar, culpa e estar a toa. 120'
Dia 12/02 – A Suissa desce o morro e o Carnaval de rua de 2005 – Documentário de Marivone Vieira – 51'
Dia 19/02 – 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul – “Sophia”, de Kennel Rógis 15' e “A Vizinhança do Tigre”, de Affonso Uchoa 95'
Dia 24/02 – 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul – “Pelas Janelas”, de Carol Perdigão 35' e “Rio Cigano”, de Júlia Zakia 80'
Dia 26/02 – 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul – “Cabra Marcado pra Morrer”, de Eduardo Coutinho 119'
Dia 03/03 – 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul – “Que Bom te Ver Viva”, de Lúcia Murat 95'
O Núcleo funciona na Praça General Valadão, 134- Centro. Informaçãoes estão disponíveis através do telefone (79) 3211 1505 e da página no facebook.
Por Eliene Andrade
A matéria foi alterada às 15h47 para alteração de informação.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B