Biblioteca recebe acervo pessoal de Maria Cristina Gama

Acervo doado pela família inclui 1200 obras literárias (Fotos: Portal Infonet)

O público sergipano poderá ter acesso ao acervo pessoal da escritora e poeta sergipana Maria Cristina Gama. O material composto por 1200 obras literárias foi doado pela família da artista à Biblioteca Municipal Clodomir Silva. O acervo foi o grande destaque de uma celebração realizada na noite desta segunda-feira, 9, em alusão ao 160º aniversário de Aracaju e ao Dia Internacional da Mulher.

A artista plástica, Ilma Santos, uma das organizadoras do evento, conta que que a escritora tinha a leitura como prazer. “Ela era uma verdadeira devoradora de livros, comprava muitos e lia todos eles. Era um hábito constante e o acervo dela tem livros fantásticos”, revela ao relembrar a amizade com a poeta.

Ilma Santos, uma das organizadoras do evento, conta que que a escritora tinha a leitura como prazer

Ainda de acordo com Ilma, após a morte da poeta, a família manteve uma preocupação com relação ao destino dos livros. “Houve a preocupação de pegar esses livros e não deixa-los à toa. De fazer com que as pessoas tivessem acesso à biblioteca e às leituras que foram importantes para ela e poderiam ser para outras pessoas também. A ideia era montar um memorial, mas como não houve essa oportunidade, a família resolveu doar para biblioteca”, diz.

A ideia, segundo Ilma, a ideia é incentivar a leitura e manter viva a memória de Cristina Gama. “Queremos chamar atenção para essa grande poeta sergipana e para sua obra, que marcou época, que é contemporânea e ao mesmo tempo moderna, sempre com um pensamento além”, conta.

Familiares, amigos e admiradores da poeta estiveram no evento / Aglaé Fontes (na ponta direita), Lícia Hanchaw (terceira da esquerda para a direita)

A doação dos livros que tanto inspiraram Maria Cristina Gama representou um momento de realização para os familiares. “Tudo isso fez parte do que inspirou ela a escrever sua própria obra. A gente queria que todos tivessem acesso e como ela queria que os livros ficassem juntos, a gente encontrou na biblioteca o lugar ideal. É um momento de realização onde a memória dela vai ser sempre lembrada”, conta Lícia Hanchaw, irmã da poeta, ao destacar que o acervo inclui exemplares de autores sergipanos, internacionais, filósofos, romances, almanaques, entre outros.

Além do acervo, os quatro livros publicados por Maria Cristina Gama também estão disponíveis na biblioteca. São eles: "A Próxima Índia" (1998), "O Peixe Práxis" (2000), "O Anjo Sujo" e "O Violino Cerebrino" (2004).

Maria Cristina da Gama

Todo o material está disponível na  biblioteca Municipal Clodomir Silva está localizada na rua Santa Caratina, nº 314, bairro Siqueira Campos.

Maria Cristina Gama morreu no dia 5 de outubro de 2010 em Aracaju. Alguns poemas da escritora sergipana ganharam sonoridade musical em composições da médica Joésia Ramos, que também se destaca como musicista.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais