Música no Museu: tributo à Chiquinha Gonzaga

(Foto: Ascom Correios)

Sergipe está no roteiro do projeto Música no Museu – Temporada Norte-Nordeste 2015, que nesta edição homenageia a cantora e compositora Chiquinha Gonzaga. Serão duas apresentações: no dia 17 de março, às 19h, no Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão; e no dia 18 de março, às 19h, no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju. O projeto tem o patrocínio dos Correios e a entrada é franca.

O repertório, que reúne clássicos como Abre-Alas, Machuca e Lua Branca, será apresentado por Maria Luisa Lundberg (piano) e Neti Szpilman (voz ). No show, a dupla faz uma retrospectiva política e social da época em que viveu Chiquinha Gonzaga, em um bate-papo com a platéia, revivendo as ousadias e vitórias da musicista carioca que foi a primeira compositora popular do Brasil.

Maria Luisa é bacharel em piano e pós-graduada em Música de Câmara e Piano de Acompanhamento pelo Conservatório Brasileiro de Música. A soprano Neti Szpilman dedica-se especialmente ao canto lírico e música erudita contemporânea, tendo participado de várias óperas e musicais.

Chiquinha Gonzaga
Piano, bordado e dote preparavam o destino de uma mulher. Assim, era a vida de uma moça na época de Chiquinha Gonzaga, nascida em 1847, no Rio de Janeiro. No entanto, com temperamento forte e uma paixão arrebatadora pela música, Chiquinha Gonzaga teria uma vida diferente.Casou-se aos 16 anos, mas nunca se afastou da música. Com talento, coragem, humor e uma língua afiada, lutou pelo que acreditava e abriu caminho para a mulher brasileira de hoje. Compôs a primeira marcha carnavalesca da história da música e foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.

Música no Museu
Iniciado em 1997, o projeto tornou-se a maior série nacional de música clássica, reconhecido pelo RankBrasil, a versão brasileira do Guinness Book. Cerca de 2.500 músicos contratados chegaram a fazer mais de 500 concertos por ano, de norte a sul do país. Nesses 18 anos de atividades, mais de 650.000 pessoas assistiram às apresentações.

Todas as apresentações são gratuitas. A iniciativa contempla diversos estilos, desde a Música Antiga até a Contemporânea, com grande variação de intérpretes e instrumentos. O projeto ‘Música no Museu’ tem também caráter didático e busca a formação de platéia, sempre com diálogos abertos entre artistas e o público.

Com informações da Ascom Correios

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais